Cortador de Vidro

Cortadores de vidro de variados modelos. Galeria

O cortador de vidro é utilizado por muitos artesãos para trabalhos manuais com vidro, também pode ser utilizado para espelhos. É um objeto pequeno, leve, caseiro e de fácil manuseio, mas exige um pouco de habilidade e técnica. Alguns cortadores podem ser utilizados para cortar outros materiais, como cerâmica por exemplo.

A Mitsuboshi é uma marca bem conceituada do produto. Existem, também, cortadores de garrafa, que normalmente são elétricos e tem um local onde pode-se fixar a garrafa. Encontre diversos modelos nos sites Mobly e Mercado Livre.

Como Usar um Cortador de Vidro

Como Usar um Cortador de Vidro

Para cortar um vidro é necessário alguns cuidados, primeiro deve-se limpar o vidro no local onde vai ser cortado, para evitar que fique alguma sujeira e atrapalhe a precisão do risco de corte. Para que o corte fique totalmente reto e preciso pode-se utilizar uma régua para aparar o cortador, mas ela deve ter espessura uma pouco mais grossa do que o normal, para evitar que o cortador suba nela ao invés de se limitar a ela. Para cortes circulares existe cortador circular, ele possui uma haste onde a lâmina fica de um lado e um ventosa para fixar no vidro fica de outro, assim a curva é feita com precisão.

Antes de deslizar o cortador deve-se colocar óleo leve no local do corte, se não tiver óleo pode usar querosene. O cortador profissional já vêm com um reservatório para colocar o óleo, que permite que a lâmina seja umedecida sem necessitar colocar óleo no vidro. Alguns têm bisnaga dosadora para abastecer o reservatório de lubrificação automática. O óleo ajuda a precisão do corte e o bom funcionamento da lâmina.

Características

Características

Não é necessário utilizar muita força para realizar o corte, basta uma leve fricção, prevalecendo mais o jeito do que a força. Se houver barulho durante o corte é provável que a força esteja excessiva. Depois de feito o corte é necessário partir o vidro com as mãos utilizando a incisão inicial como guia.

Alguns cortadores possuem uma esfera na ponta contrária à lâmina, utilizada para bater levemente na parte traseira do corte e provocar a quebra total do vidro. É provável que os primeiros cortes não fiquem perfeitos, recomenda-se que sejam feitos testes antes de cortar o vidro definitivo.

Onde Encontrar Cortadores de Vidro

Os formatos dos cortadores podem ser bastante variáveis, normalmente são manuais, podem ter cabo em madeira, plástico ou outro. Podem ter uma lâmina ou mais de uma, os com uma lâmina são mais fáceis de serem utilizados, por isso são mais recomendados para os iniciantes.

Os tipos de lâminas também são variáveis, normalmente é um disco bem pequeno na ponta do cortador, que gira durante o corte. Ela pode ser de diamante, de widea, de liga de carboneto e tungstênio ou outra, os com ponta de diamante são mais profissionais. Antes de utilizar deve-se verificar a indicação de limite de espessura do vidro para cada lâmina, a maioria é por volta de 5mm.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento