Cores de Parede

Cores de parede: interna, externa, de casa, escritório Galeria

Está na moda pintar parede com cor vibrante, tanto externa como internamente. Mas escolher a cor certa não é tarefa das mais simples, tem que se considerar uma série de fatores para o visual do ambiente não cansar, também é bom que combine com os móveis, com a funcionalidade do ambiente e que proporcione bem estar.

Vamos desmistificar o assunto e você vai escolher mais facilmente as melhores cores para dar uma renovada na fachada ou interior da casa!

Cores de parede segundo a cromoterapia

Cores de parede segundo a cromoterapia

Segundo a cromoterapia (terapia através das cores) a escolha de cores de parede influencia diretamente no astral das pessoas e no visual do ambiente. Dessa forma algumas cores são mais indicadas para quartos, outras para cozinha, como vamos ver agora!

Antes de decidir pelas cores de paredes da sua casa ou empresa, consulte vários mostruários, pois os tons podem variar de acordo com a marca, se possível peça ao pintor que faça um teste da cor que pretende usar ou pelo menos faça uma simulação de ambientes através de software disponível nas melhores lojas de tinta e nos sites das marcas. Faça uso da cromoterapia e tire mais proveito das cores. Entenda mais sobre as cores de parede segundo a cromoterapia.

Gosta de amarelo? A cor e suas tonalidades para mais claro ou escuro potencializa a luz natural do ambiente, o faz parecer mais amplo e cheio de energia, criatividade e estimula a intelectualidade. Ideal para quarto infantil, cozinha, banheiro e escritórios e atelier. Se o amarelo for claro componha a decoração (móveis, objetos e enxoval) com tons terrosos já se for vibrante coloque elementos violetas ou azuis.

Cores de parede laranja

Cores de parede laranja

Quem é fã do laranja pode usá-lo a vontade em quaisquer cômodos da casa ou em empresas. A parede laranja tende a despertar o apetite, anima e levanta o astral, os tons mais claros potencializam a luz natural, já os tons mais intensos e vibrantes dão personalidade ao ambiente.

Cômodos que ficam bem com cores de parede laranja: cozinha, sala de jantar, área de lazer, banheiro, etc. exceto quartos.

Cores de parede vermelho

Cores de parede vermelho

O vermelho é uma das cores de parede mais usadas atualmente, desperta a vitalidade, desejo e paixão, mas não deve ser usado em cômodos pequenos, pois o vermelho “diminui” visualmente o tamanho do ambiente, a menos que pinte uma só parede, uma tendência que está em alta.

Os móveis claros combinam melhor em ambiente com parede vermelha. Os estudiosos em cromoterapia dizem que basta um momento de contemplação à cor para nosso pulso acelerar, com essa dica, dá para acertar mais na escolha do ambiente em que se pretende pintar de vermelho.

Cores de parede verde

Cores de parede verde

O verde lembra natureza, tende a estimular nas pessoas que convivem num ambiente pintado com essa cor, efeito sedativo. Ideal para sala, áreas de descanso e escritório. Parede verde em tom mais escuro passa sensação de aconchego, já parede verde mais claro como o maçã verde e o pistache enche o lugar de personalidade e ousadia.

Cores de parede azul

Cores de parede azul

A cor azul relaxa e tranquiliza e como auxilia no sono é ideal para quartos de casal, de solteiro e de criança, escritórios, salas de jantar e mais lugares que seja interessante a calmaria.

Parede azul claro como celeste, bebê e hortênsia combinam com ambiente pequeno e parede azul escuro como o anil deixa a parede (ou ambiente) menor, prefira usá-lo em paredes amplas, fica chic, sobretudo se os móveis forem em tons claros.

Os cromo terapeutas não recomendam essa cor para quartos de pessoas com tendências depressivas, essas pessoas precisam de energia!

Cores de parede rosa

Cores de parede rosa

Rosa nos remete à ingenuidade, beleza e romantismo, na decoração combina com o branco e o azul. Os móveis podem ser claros ou escuros. Parede rosa é indicada em quartos femininos, de criança ou adulto e também de casal.

Cores de parede lilás

Cores de parede lilás

Lilás é praticamente sinônimo de cordialidade e delicadeza especialmente os tons claros, já parede lilás mais escuro fica sofisticada e requintada e estão ligados à intuição e espiritualidade.

Móveis claros para os tom escuro e escuro para parede lilás claro. Como acalma e deixa o ambiente aconchegante é indicada para quartos.

Cores de parede branca

Cores de parede branca

Parede branca (ou off white) transmite serenidade, destaca móveis em tons escuros e aumenta a sensação de aconchego se os móveis forem claros.

Além disso, a parede branca dá a impressão de que o cômodo é maior, ideal portanto para cômodos compactos. Qualquer ambiante da casa fica bem com parede branca, mas se deseja criar um clima romântico ou tranquilo, prefira tons azuis ou lilases.

Cores de parede marrom

Cores de parede marrom

Tons terrosos são quentes e combinam com decoração natural, com móveis ou objetos em palha, bambu e afins, combinam também com cortinas de linho (ou linhão) e segundo a cromoterapia, estão ligados com a natureza.

Para pintar criar cômodo sóbrio pinte uma parede marrom em tom fechado e as demais paredes do ambiente use off white nude, já se for marrom vibrante que irradia energia use na parede de cozinha, áreas de lazer e banheiros.

Cores de parede preta

Preto, não é recomendável para paredes inteiras, tão pouco cômodos, a menos que sejam pequenas partes para realçar a decoração do cômodo. A tinta preta é muito usada em boates, pois a ausência de luz que a cor proporciona favorece os efeitos dos holofotes. Em casa evite parede preta.

Cores de parede e truques de pintura:

- Em cômodos retangulares, se usar cor escura nas paredes menores, dará a impressão de que é menos comprido. Já se a intenção é o contrário, a cor mais escura deve ir em duas paredes opostas.

- Se aplicar cor mais clara nas paredes e uma escura no teto, dará a impressão que o teto foi rebaixado, para elevar o teto (ambientes muito baixos), faça o oposto.

- Se deseja disfarçar um móvel ou objetos de decoração, pinte a parede onde está esse objeto ou móvel em cor mais próxima possível da sua cor. Se a intenção é o contrário, aplique na parede uma cor que dê um contraste bonito com o móvel ou objeto.

- Cores frias “ampliam” o ambiente, ao contrário as cores quentes dão a impressão de ser menor.

Depois dessas dicas e algumas simulações de cores de parede, você fará escolhas mais acertadas para dar vida nova aos ambientes da sua casa, veja como fazer as simulações.

Cores de parede simulação

Brinque de pintor a vontade com o simulador de Tintas Coral você simula cômodo por cômodo e começa a definir as cores a serem usadas, facilita bastante o processo.

Além da simulação, ver fotos de ambientes com diferentes cores de parede coloridas também ajuda na escolha, para isso confira o trabalho do designer Rosenbaum, um dos principais nomes hoje em interiores, na sua página tem fotos de ambientes e fachadas transformadas seguindo a tendência das cores vibrantes. Tem quartos de casal, infantil,cozinhas, áreas de lazer e salas, visite o site do pintor Rosenbaum. Os projetos do site fazem parte do quadro Lar Doce Lar do Caldeirão do Huck na rede globo.

Lojas que você vai gostar
  • Claro
  • Azul
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento