Consultar Saldo Seguro Desemprego

Agora é possível consultar o saldo do seguro desemprego pela internet. Galeria

O seguro desemprego é um benefício a que tem direito o desempregado sem justa causa, que tenha trabalhado ao menos seis meses antes de ser demitido. Foi instituído pela primeira vez através do decreto-lei nº2284, de 1986. Hoje o benefício é parte de um programa do governo que também oferece oportunidades de qualificação profissional para ajudar o desempregado a encontrar um trabalho.

Atualmente é muito simples consultar o saldo desse benefício social. É possível fazer a verificação do saldo em caixas eletrônicos, além de consultá-lo pela internet, através do site da Caixa Econômica ou pelo site do MTE. Descubra como Consultar Saldo Seguro Desemprego.

Quem Tem Direito ao Benefício

Quem Tem Direito ao Benefício

O Seguro Desemprego é um direito do trabalhador brasileiro que existe desde 1986. Foi criado com o intuito de propiciar condições para que o desempregado sem justa causa mantenha-se durante o período em que procura por outro emprego. É um benefício temporário, pago em no máximo 5 parcelas.

Atualmente o benefício estende-se à trabalhadores que tenham sido demitidos sem justa causa, à pescadores profissionais nos períodos em que a pesca é proibida, à trabalhadores resgatados de regime de trabalho forçado, à trabalhadores que tenham se afastado do trabalho para fazer algum curso de qualificação e aos empregados domésticos.

Como Consultar Saldo Seguro Desemprego Pela Internet

É possível consultar o saldo do benefício social em dois sites: o do MTE e o da Caixa Econômica Federal. No primeiro site não é necessário senha.

Para consultar o saldo do benefício no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Do lado esquerdo da página clique na opção 'Emprego e Renda'. Em seguida, clique no tópico 'Seguro-Desemprego'. Na parte inferior da página clique em 'Consulta-Habilitação do Seguro Desemprego'. Será aberta a página para consulta. Então é só informar o número do seu Pis/Pasep e checar o saldo do seu benefício. Dica: O número do Pis/Pasep pode ser encontrado na última página da carteira de trabalho.

Consultar o saldo do benefício através do site da Caixa também é muito simples. Nesse site é necessário o número do Pis/Pasep e uma 'senha internet', a qual é gerada no próprio site da Caixa Econômica. Para criar essa senha você precisa da senha do seu cartão do cidadão.

Consultas do Benefício pelo Cartão do Cidadão

O cartão do cidadão serve para consultar e receber os benefícios sociais, dentre os quais o seguro desemprego. É possível adquirir o cartão do cidadão numa agência da Caixa ou através do telefone 08007260101. Quem tem o cartão do cidadão pode sacar as parcelas do benefício e consultar o saldo do mesmo em qualquer caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal. Se está a procura de um novo emprego visite já a loja virtual Empregos.com.br do portal Dsconto e confira as melhores ofertas do mercado.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento