Concreto protendido: definição

Concreto protendido: definição Galeria

A protensão é um recurso utilizado para melhorar de forma significativa a resistência ou o comportamento de uma determinada estrutura quando da ação de diversas solicitações como, por exemplo, da ação de cargas, introduzindo-lhe tensões prévias. Quando este artifício é aplicado ao concreto surge o concreto protendido que é muito utilizado pela Engenharia Civil devido a importância do concreto, uma vez que seus componentes de formação são de baixo custo em todo o mundo e possui boa resistência a compressão. Devido a resistência do concreto à tração ser baixa, melhora-se este aspecto aplicando-se protensão prévia, esforço esse que anulara a tensão de tração do concreto. Dessa forma, a fissuração não será grande problema enquanto condição de dimensionamento do concreto.

Concreto protendido X Concreto armado

Concreto protendido X Concreto armado

Contrapondo concreto protendido x concreto armado a diferença dessas estruturas consiste em ser armado com ferragens ativas e armado com ferragens passivas respectivamente.

No protendido a protensão é realizada através de cabos de aço altamente resistentes que são tracionados e ancorados na estrutura do concreto. Dessa forma projetada, uma vez que esteja sujeita a ação de alguma carga, sofre flexão alterando as tensões prévias aplicadas que voltam a tensão original da aplicação de protensão quando da retirada da carga. Isso faz com que o concreto protendido seja considerado ativo, fato esse que não aconteceria com o concreto armado que possui certa fissuração aparente devido a tensões provocadas por solicitações quanto ao peso de cargas. Apesar de não ocasionar prejuízo estrutural com o tempo a exigência constante de solicitações comprometerá a estética e posteriormente levará ao limite da utilização.

Logo, a protensão possui resistência de até 3 vezes maior em relação ao concreto armado e os cabos de protensão são até 5 vezes mais resistentes aos cabos utilizados no concreto armado.

Concreto protendido: Vantagens e desvantegens

Apesar da utilização de protensão para melhora da estrutura há no concreto protendido vantagens e desvantagens.

As vantagens do concreto protendido residem nas reduções de tração por flexão e por esforços de corte, de incidências de fissuras e de quantidade de aço e concreto devido a utilização de materiais de maior resistência. Além disso, supera vão maiores do que o concreto armado e proporciona facilidade de pré-moldagem, uma vez que fissuração não é um problema no transporte da estrutura.

Já as desvantagens residem em corrosões eletrolíticas e sob tensão que as armações protendidas sofrem, fragilizando-a, o que poderá ocasionar rupturas. Há ainda perda da força aplicada de protensão quanto aos esforços aplicados aos cabos.

Maiores informações quanto ao concreto submetido a protensão o interessado encontrará no site www.ecivilnet.com/.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento