Comprovante de Renda

Comprovante de Renda Galeria

O Comprovante de Renda é um documento muito importante para o trabalhado brasileiro. Ele é a prova de que a pessoa conta com ganhos mensais em razão de seu trabalho. Para o comércio é de extrema relevância contar com consumidores que estejam dentro da parcela economicamente ativa da sociedade. O comprovante de renda emitido pelo INSS dá conta de que o contribuinte conta com algum benefício concedido pelo órgão. Esses cidadãos são pessoas que por algum motivo precisaram se afastar do mercado de trabalho, e por estarem em dias com as normas instituídas pela seguridade social, podem contar com os benefícios trabalhistas. O autônomo é um profissional que pode contar com o comprovante de renda que é emitido diretamente pelo seu contador. É necessário que o profissional faça uma relação de ganhos aproximados, e que com base nisso o escritório contábil devidamente regulamentado emita o pró labore, que é o holerite dessa categoria de trabalhador.

Aprenda como Fazer

Aprenda como Fazer

O comprovante de rendimentos informal é um documento sem muito valor jurídico. Ele serve somente para o trabalhador ter uma ideia básica de todos os seus rendimentos. A informalidade dá conta de que a emissão desse demonstrativo é meramente casual e não tem valor real. A comprovação de renda familiar se dá pela junção de todos os ganhos obtidos pelos membros de uma mesma família. Todos os demonstrativos juntos evidenciam os valores que são movimentados por aquele grupo todos os meses, e importa para fins de avaliação quando da tomada de um empréstimo, ou mesmo para a concessão de algum benefício. O aposentado tem direito a um comprovante de vencimentos, que serve como documento para demonstrar os valores que são ganhos pelo contribuinte a título de aposentadoria e outros valores relacionados. É importante para o contribuinte guardar todos os demonstrativos que receber.

Dicas

A comprovação de renda para autônomo é geralmente mais difícil de ser aceita como documento oficial em determinadas transações. Os profissionais dessa categoria sentem dificuldades em provar seus ganhos junto às instituições que fazem necessárias essas constatações. Já a comprovação de renda do microempreendedor individual é um documento que é emitido diretamente pelo contador desse empresário. O status do cidadão, no entanto é de dono de empresa, e seu contrato social já dá conta de parte de seus rendimentos. Os registros da empresa, juntamente com outros documentos são às vezes o suficiente para corroborar a renda declarada pelo empresário. O comprovante de renda falso é um documento que pode qualificar o seu portador como estelionatário. O porte de qualquer documento falsificado é considerado crime, posto que a intenção de seu portador seja enganar em benefício próprio.

Livros e Maiores Informações

Além de poder fazer uso do conhecimento descrito em livros de qualidade como aqueles encontrados na livraria Saraiva, também é possível encontrar maiores informações e modelos no site da Receita Federal.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
presente-dia-das-maes
Artigos relacionados
Lojas relacionadas
Explore todos os produtos
Selecione uma categoria e navegue por uma enorme variedade de produtos
  • Serviços Bancários e Financeiros
Cupons relacionados
Os melhores Cupons de Desconto
Siga-nos no Facebook!