Cenoura Beneficios: para a saude, para o cabelo, vitaminas

Cenoura Beneficios: para a saude, para o cabelo, vitaminas Galeria

Existem legumes que são altamente nutritivos e vitais para a saúde humana, e no topo desses legumes figura a cenoura, que é considerada por muita gente como um remédio natural para muitas maleitas.

Não é à toa que a cenoura costuma estar presente em muitos sucos e vitaminas que são servidos em lanchonetes e restaurantes. A cenoura é rica em vitamina A, C, D, E, K, B1 e B6, e o seu suco natural funciona como um tônico revigorante para o organismo humano.

Desde o inicio dos tempos, que são reconhecidos na cenoura múltiplos benefícios para a saúde humana em geral, e em especial para a pele e cabelo.

Benefícios da cenoura para a saúde

Benefícios da cenoura para a saúde

A cenoura é rica em vitaminas e outros minerais, entre os quais o cálcio, potássio, fósforo, magnésio, sódio, manganês, e beta caroteno.

O beta caroteno presente na cenoura, quando absorvido pelo organismo é transformado em vitamina A, que tem um poderoso efeito antioxidante para a pele, e um efeito protetor para a visão.

A vitamina A protege a pele do envelhecimento precoce, e também protege a pele do envelhecimento causado pelos raios solares.

São múltiplos os benefícios clinicamente reconhecidos no consumo de cenouras, mas entre os mais importantes constam os seguintes:

Arteriosclerose - O suco da cenoura tem uma ação de limpeza no organismo em geral, contribuindo para a limpeza das artérias, reduzindo assim as chances de arteriosclerose.

Acne – Uma vez que o acne é causado pela sujidade presente no sangue, a cenoura atua como um purificador do organismo, fazendo uma limpeza no fígado, que é o órgão responsável pela filtragem das impurezas do sangue. Assim o consumo de cenoura reduz o acne.

Anemia – As moléculas presentes nas cenouras são idênticas às moléculas de hemoglobina presentes no sangue, ajudando assim no fabrico de sangue pelo organismo.

Câncer – Estudos científicos realizados demonstraram que a cenoura tem benefícios no combate ao câncer, pois concluiu-se que quem consome cenoura diariamente tem uma menor risco de vir a ter câncer.

Visão - A luteína e o beta-caroteno presentes na cenoura são os melhores protetores para toda a fibra dos olhos, protegendo os olhos de doenças como a degeneração macular, o astigmatismo, e as cataratas, protendo assim da cegueira.

Inflamações - Os nutrientes presentes na cenoura têm reconhecidas propriedades anti-inflamatórias, auxiliando em doenças como o reumatismo, a artrite, gota, e outras doenças inflamatórias.

Doenças de pele - A cenoura é rica em vitamina A e vitamina C que nutrem a pele, prevenindo a pele da secura, prevenindo as manchas e a formação de rugas.

Fertilidade - A cenoura combate a infertilidade, que em muitos casos é provocada pela deficiência de determinadas vitaminas e minerais. O suco de cenoura nutre o corpo com muitos nutrientes essenciais, aumentando assim as chances de fertilidade.

Queda de cabelo - A cenoura é rica em vitamina E, que melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, melhorando assim a saúde do cabelo, e evitando assim a sua queda.

Qual a melhor forma de ingerir cenoura

A melhor forma de aproveitar todos os benefícios e vitaminas da cenoura é tomar um copo de suco de cenoura todos os dias.

Não existe qualquer suplemento vitamínico que substitua a cenoura crua, pois ingerindo a cenoura crua, você estará aproveitando todas as vitaminas e minerais no seu estado mais puro.

E, se possível ingira sempre a cenoura com a pele, pois a maior parte dos nutrientes estão presentes junto da pele.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento