Cartão SUS: como fazer, documentos, e mais informações

Cartão SUS: como fazer, documentos, e mais informações Galeria

O cartão SUS é a forma de poder ser atendido pelo Sistema Único de Saúde, recebendo todos os serviços necessários em relação à saúde e ao bem-estar, assim como serviços psicológicos.

É por meio deste cartão, que o usuário pode dar entrada em hospitais públicos, marcar consultas e realizar exames pela rede pública de hospitais e ambulatórios médicos especiais.

Os cartões são feitos com um sistema de cadastros de usuários já construído, este sistema de cadastro dá a base de informações para a administração pública gestionar sobre os usos que devem ser feitos do faturamento público, para o setor da saúde e para a confecção de cartões do SUS individuais.

Com o Cadastro feito, há a emissão de um Cartão Nacional da Saúde (o cartão do SUS), que vincula o indivíduo à sua residência e fornece dados sobre sua constituição, o que facilita o trabalho emergencial de toda a rede de saúde, em relação aos usuários emergenciais.

Cartãos SUS: Função

Cartãos SUS: Função

Os cartões do SUS foram feitos para atender a uma demanda já antiga dos gestores públicos da saúde, que era a necessidade de um prontuário eletrônico fiel à todas as necessidades do SUS com respostas adequadas aos questionamentos básicos de administração de setor da saúde, como o remédio receitado, o médico que atendeu o paciente, onde ele foi atendido e quem foi atendido.

Essas questões simples, não eram respondidas pelo sistema antigo de saúde, tornou-se necessário fazer um sistema mais complexo e rígido, que conseguisse dar respostas adequadas e fornecer informações necessário, para controle geral do setor de saúde no território nacional.

Cartão SUS: Realizar cadastro

Cartão SUS: Realizar cadastro

Para realizar cadastramento é necessário ir até um posto de saúde com documento com foto, CPF, carteira de nascimento e comprovante de residência. Com estes documentos levados em cópia, o usuário irá esperar alguns dias até o cadastro e a emissão de um cartão com os dados já inscritos.

Todas as informações, que foram obtidas pelos documentos dados pelo cidadão serão cadastradas em um sistema central do Estado, onde será possível o reconhecimento fácil das necessidades e da frequência de uso do sistema único de saúde.

Esta forma de realização do cadastro no SUS, é igual em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul assim como em todos os outros estados nacionais e, apesar do cadastro não poder ser feito via telefone ou online, é possível tirar dúvidas pela central de antedimento do Sistema Único de Saúde no telefone 136.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento