Carta Registrada

Carta Registrada: rastreamento, com AR, tempo, como contratar Galeria

Antes dos e-mails, mensagens via celular e as redes sociais, a melhor ferramenta de comunicação eram as cartas. Apesar da demora, foi através delas que importantes notícias foram divulgadas, algumas escritas com tantas peculiaridades, e vivacidade, que muitas vezes os ouvintes costumavam se imaginar dentro da história que estava sendo relatada, um dos mais fortes exemplos desse tipo de comunicação foi as cartas escritas por Pero Vaz de Caminha a respeito das belezas encontradas no Brasil, na época do seu descobrimento. Muito tempo se passou, mas algumas correspondências ainda precisam ser enviadas via correio, principalmente documentos importantes. Para manter a segurança durante o percurso, é comum as pessoas optarem por enviar uma carta registrada.

Benefícios da carta registrada

Existem diversas vantagens em enviar uma carta registrada, principalmente devido o controle que se pode ter durante todo o processo. A carta registrada com AR (aviso de recebimento) é muito usada por aqueles que precisam obter um feedback do que foi enviado, ou seja, no momento que o correio realiza a entrega, o remetente recebe um aviso que a sua carta foi entregue ao destinatário, essa é a maneira de como funciona a carta registrada.

Ao enviar uma carta registrada, é possível acompanhar todo o percurso que ela faz, pois ela tem rastreio, sendo que esse rastreamento pode ser feito pelo site do correio, basta apenas digitar o número fornecido no momento da postagem para ter acesso a todas essas informações.

Com relação ao valor da carta registrada, existe uma diferença de preço entre a carta comum e a carta registrada, porém enquanto na segunda existe todo um controle de entrega, na primeira é impossível fazer uma busca pela localização do objeto postado. Na carta registrada também é possível declarar um valor, se for o caso, no qual o correio poderá ressarcir os prejuízos caso ela seja de alguma forma extraviada no caminho, nesse caso o preço poderá sofrer algum acréscimo.

No caso do envio de encomendas maiores, não é possível enviar como carta registrada, mas o PAC é uma maneira equivalente de envio. Assim como na carta registrada, as encomendas feitas através do PAC também podem ser acompanhadas pelo site do correio, sendo que essa forma de envio é mais barata que o sedex, porém o prazo de entrega é um pouco maior. O PAC é usado quando a carta de envio tiver um peso superior a 500 gramas.

Uma dúvida frequente das pessoas é saber se a carta registrada demora, como existe um controle e cuidado maior por parte do correio, é provável que esse tipo de correspondência demore um pouco mais que a carta normal, mas isso varia de cidade para cidade, nas grandes capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, quando enviada para CEPs próximos, o tempo é praticamente o mesmo nos dois casos, sendo que para as cidades do interior poderá demorar um pouco mais. Já no caso do PAC, para CEPs mais afastados o tempo médio é 14 dias, podendo ser entregue antes.

Enviando uma carta registrada

Enviando uma carta registrada

Para enviar uma carta registrada ou uma encomenda via PAC basta ir direto a alguma das agências do correio, sendo que em algumas empresas, os correios costumam recolher todas as cartas para envio. As agências dos correios costumam seguir uma tabela de preços única, então na maioria das vezes irão apresentar os mesmos valores. Vale lembrar que o preço da encomenda ou da carta depende de uma série de fatores, como o endereço de entrega e o peso. Logo para economizar, o ideal é que a carta não ultrapasse 500 gramas.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento