Bordado em Tecido Xadrez

tecido xadrez para bordar Galeria

Tecido xadrez ou quadriculado como também é chamado, feito em algodão e muito utilizado na confecção de enxoval, especialmente de cozinha é ideal para executar o bordado ponto cruz duplo. Apesar de ser uma variação do tradicional ponto cruz, esse produz um efeito diferente de todos os bordados que você conhece. Graças ao tecido próprio que orienta a bordadeira e garante trabalhos exclusivos. Aprenda a técnica, veja segredos, gráfico de cisne, um dos preferidos das bordadeiras veteranas e passo a passo para fazer um caminho de mesa?

Bordado em Tecido Xadrez

Bordado em Tecido Xadrez

Para fazer um caminho de mesa bordado em tecido xadrez de aproximadamente 30 cm de largura por 1,40 de comprimento, você irá precisar de: 40 cm de tecido xadrez da sua cor favorita, sendo que as disponíveis são: amarelo, rosa, vermelho, azul, marrom, preto e verde. 1 novelo de linha Cleia 125 na cor branca 1 novelo de linha Cleia 125 na cor to tecido Agulha para bordar ponto cruz Gráfico Máquina de costura para a barra. A execução é simples para quem já tem noções de bordados. O ponto cruz tradicional, ou simples é feito em "X" e para fazer o ponto cruz duplo primeiro faça normalmente o "X" e depois mais um "X" cruzado, de forma que fique um asterisco(*). Para formar o desenho, você vai fazer o asterisco com linha branca no quadrado de cor e o asterisco de cor no quadrado branco. Para facilitar o trabalho, desenhe com giz de costura só o contorno do desenho no pano e borde separadamente com a linha branca e depois com a linha de cor. Para um avesso perfeito, não "nó cego" nos arremates. Dê nós invisíveis como é feito no ponto cruz simples. Se preferir pode fazer acabamento em crochê na barra para um trabalho mais artesanal ou aplicar renda de algodão para um trabalho mais sofisticado. Você pode fazer esse caminho de mesa para seu enxoval de cozinha, para presentear ou para vender. No caso dessa última opção, coloque 100% no valor de custo de todo o material utilizado, o resultado é o valor mínimo que deve ser cobrado pela peça pronta.

Escolhendo O Gráfico

Escolhendo O Gráfico

Para escolher bem o gráfico, observe as dicas: Iniciantes devem escolher gráficos simples e pequenos, passando para um nível acima conforme adquirir prática. O bordado ponto cruz duplo feito no tecido xadrez, geralmente é monocromático ou com pouca variação de cor de linha, por isso, os gráficos cheios de detalhes ou com degradê de cores não são indicados. Cuidado ao escolher um gráfico que tenha utilizado em ponto cruz simples, pois o quadrado do tecido xadrez é pelo menos 4 vezes maior que o quadrado do etamine, tecido próprio para o ponto cruz. Logo um gráfico bordado em ponto cruz, no duplo ficará pelo menos 4 vezes maior. Os gráficos publicados em revistas, sites e blogs para crochê filé também são adequados para esse bordado em tecido xadrez. Com essas dicas, você correrá menos risco de escolher o gráfico errado. Aproveite e renove seu enxoval com toalhas e caminho de mesa, panos de copa, puxa saco, etc.

Onde Comprar

Onde Comprar

O tecido pode ser encontrado em lojas de tecido que oferecem também tecidos para aviamentos, ou em lojas mais segmentadas, onde também comprará agulha e linha. Para comprar na internet sem precisar sair de casa visite Armarinhos São José e Roma Aviamentos que são especializadas em artigos para artesanato.

Lojas que você vai gostar
  • Azul
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento