Biologia Marinha

Biologia Marinha: as melhores universidades no Brasil Galeria

Os oceanos e os mares são grandes produtores de oxigênio e consumidores de CO2 contribuindo para o equilíbrio do planeta, organismos que neles vivem absorvem o dióxido de carbono contido no ar atmosférico e o devolve sob forma de O2, indispensável para a vida na terra.

Juntos eles são ainda responsáveis pela regulação da temperatura da terra e por interferências na dinâmica climática da atmosfera que caracterizam os diferentes tipos climáticos.

A biologia marinha é uma parte da biologia e da oceanografia que estuda a vida e os fenômenos que a afetam e condicionam estes dois importantes ecossistemas, através das pesquisas realizadas por profissionais que atuam nesta área, há uma completa caracterização das diferentes formas de vida e do meio aquático no qual habitam os seres vivos marinhos.

Biologia Marinha Principais Seres Vivos Estudados

Biologia Marinha Principais Seres Vivos Estudados

Em um curso de biologia marinha se estuda peixes, mamíferos marinhos, plânctons, bentos, néctons, microorganismos marinhos, fitoplânctons, fitobentos, zooplânctons e invertebrados marinhos.

Entre os ecossistemas estudados estão: praias, zonas costeiras, planícies de ervas marinhas, mangues, costões rochosos, estuários, recifes, plataformas continentais, abissal.

Biologia Marinha Onde Estudar

Biologia marinha faculdades: os cursos de graduação em nesta área concentram-se nas regiões sudeste e sul do país estando à disposição dos estudantes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O curso mais tradicional é ministrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no entanto a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) a Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) possuem bons cursos.

Para o estudante que pretende ingressar nesta área existe ainda a possibilidade de estudar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ou Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS), nas quais há o curso de Ciências Biológicas, com ênfases em Biologia Marinha e Gestão Ambiental Marinha.

Quem possui disciplina e dispõe de pouco tempo, uma boa opção são os cursos à distância, ministrados via internet podem ser semi-presenciais ou totalmente à distância, mesmo professores e alunos estando separados fisicamente há uma perfeita integração entre eles através de tecnologias de comunicação existentes na atualidade.

Biologia Marinha Atuação Profissional

Um biólogo marinho é um profissional capacitado técnica e cientificamente para trabalhar com os organismos vivos e/ou fósseis em seu ambiente natural, em laboratório ou em cativeiro.

Pode realizar trabalhos que investiguem o funcionamento dos ecossistemas e da poluição do mar, genética e/ou comportamento das espécies marinhas, produção de compostos extraídos por seres (animais ou vegetais) que vivem neste ambiente, entre outros.

O profissional que atua em biologia marinha, também pode ser consultor de empresas que trabalham com vegetais e animais que vivem neste ambiente, gestor de políticas pesqueiras (buscando soluções sustentáveis para a exploração de peixes) ou se preferir trabalhar na proteção e educação ambiental.

Para mais informações consulte o site do MEC, local onde você poderá conhecer as faculdades que possuem a melhor qualidade de ensino e que são credenciadas pelo Ministério da Educação.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento