Aulas de Acordeon Para Iniciantes

Acordeon Galeria

Com certeza um dos mais antigos e belos instrumentos de todos os tempos, o acordeon, também conhecido como gaita e sanfona é famoso por ser muito difícil de ser tocado e manuseado. De origem alemã o acordeon é composto de um fole, uma diapasão e duas caixas harmônicas de madeira. Existem de diversos tamanho e para diversas necessidades, mas os mais comuns são de 8 baixos, 12 baixos, 60 baixos e 120 baixos.

O Acordeon

O Acordeon

Apesar de não usarmos o termo "acordeon" ele sempre esteve presente em nossa cultura, seja como "sanfona" no nordeste ou como "gaita" no sul, embalou e ainda embala ritmos regionais como o forró e o vanerão. Mas além dos ritmos regionais também existem diversas canções de polca, e boleros compostos com esse instrumento que é simplesmente fantástico. O acordeon funciona como um gaita, só que o fole irá assoprar para você, esse é o motivo dele estar sempre sendo aberto e fechado. Na mão direita fica localizado o teclado, que seria a harmonia da música e na esquerda o baixo, que seria a base da musica, bem parecido com um piano onde a mão esquerda faz os acordes e a direita a harmonia.

Onde Comprar

Na internet é possivel encontrar diversos modelos, desde o menor com apenas 2 baixos um respiro do fole e 7 teclas no teclado, até um completo com 120 baixos e um teclado de 3 oitavas e meia no teclado. Os preços variam de R$ 60,00 a R$ 10.000, 00. Para quem está iniciando é interessante começar com um pequeno, para entender bem o funcionamento do baixo, do teclado de do fole, e não devemos nos esquecer que qualquer instrumento exige muita dedicação para o aprendizado. Para praticar suas aulas de acordeon para iniciantes, encontra acordeons bem acessíveis no Buscapé.

Aulas

É possivel encontrar pequenos cursos gratuitos on-line, mas esse caso é apenas interessantes para pessoas auto-didatas. Já para os que sentem dificuldades em aprender por conta é interessante buscar por video-aulas onde é possivel aprender os princípios básicos do instrumento. Se for iniciar por um acordeon pequeno (2 baixos) é bem fácil, ele tem os mesmos princípios da gaita de boca, ao assoprar temos uma nota e ao sugar temos outra, só que com o acordeon esse "assoprar e sugar" se refere ao fole, ao abrir temos uma nota ao fechar temos outra. Assim pode-se treinar as notas a partir de tablaturas de gaita (muito mais comuns do que de acordeon) e assim poder tocar diversas músicas populares sem domínio total do instrumento, e se divertindo além de tudo.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento