Atletas de natação: Saiba mais sobre famosos brasileiros e mundiais

Atletas de natação: Saiba mais sobre famosos brasileiros e mundiais Galeria

Da década de 90 para os dias atuais, algumas modalidades esportivas brasileiras tiveram um salto em relação às décadas anteriores. Entre elas está a natação, que sempre foi um esporte muito praticado no país, mas que, até a Olimpíada de Pequim, de 2008, nenhum atleta de natação brasileiro havia ganhado uma medalha de ouro. Por justiça, há de se ressaltar que batemos “na trave”, na década de 70, com Ricardo Prado, em Los Angeles, e com Gustavo Borges e Fernando Scherer, em Barcelona e Atlanta.

César Cielo

No entanto, foi com César Cielo, o maior atleta de natação do Brasil em todos os tempos, que, finalmente, subimos ao lugar mais alto do pódio dessa categoria esportiva nos Jogos Olímpicos de Pequim. E não vá se pensar que foi fácil, ou que a concorrência era fraca, pois não era. Naquele ano, graça ao uso de um maiô especial para nadadores, os recordes mundiais e olímpicos caíam a cada final de prova. Dessa forma, os maiores nomes mundiais pareciam verdadeiros “torpedos” dentro das piscinas do Centro Aquático Nacional de Pequim, onde as provas ocorreram.

Coleção de medalhas

Depois de 2008, Cielo venceu diversas medalhas nos anos seguintes. Sendo que, em 2011, ele ganhou ouro em quatro finais dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e na Copa do Mundo de Natação, em Xangai. Dessa forma, ele está entre os atletas de natação que são favoritos a vencerem as modalidades de 50 e 100 metros livres, em que é recordista mundial, e nos 50 metros livres borboleta, na qual venceu a Copa do Mundo de Natação do ano passado.

Michael Phelps

Michael Phelps

Entretanto, outros atletas de natação famosos, também, competiram nos Jogos Olímpicos de Pequim. Entre eles estava o maior nadador de toda a história, Michael Phelps, que sozinho e com a equipe norte-americana ganhou oito medalhas de ouro, sendo o único a vencer tantas vezes em uma única edição dessa competição olímpica. Além disso, já quebrou 37 vezes o recorde mundial e, se vencer mais duas finais nos Jogos Olímpicos desse ano, em Londres, será o recordista de medalhas de ouro de todos os tempos.

Um "mutante"

Considerado como um verdadeiro “mutante”, Phelps possui algumas particularidades que o fazem ser perfeito para a natação. Isso porque a sua proporção de altura, que é a distância do umbigo até a cabeça, é de 1,7 metros. Enquanto uma pessoa normal possui, geralmente, 1,618 metros. Assim, o nadador possui o tronco comprido e as pernas curtas. Além disso, ele possui uma envergadura de braços de 2,01 metros, o que os faz ter esses membros muito mais largos do que, normalmente, uma pessoa de 1,93 metros teria. Ainda seus pés são de tamanho 48 e ele possui hipermobilidade, o que lhe confere uma grande flexibilidade nos braços e nas pernas.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento