Anemia tratamento: alimentos, caseiro, natural, nutricional

Anemia tratamento: alimentos, caseiro, natural, nutricional Galeria

Anemia é uma deficiência de hemoglobina (glóbulos vermelhos) no sangue; A falta deste compromete o transporte do oxigênio dos pulmões aos tecidos e desencadeia no paciente uma série de sintomas, como fraqueza, indisposição, falta de apetite, dificuldade no aprendizado entre outros.

A Organização Mundial da Saúde revela dado alarmante, 30% da população mundial é anêmica e boa parte delas nem se deram conta ainda.

Tipos de anemia

Tipos de anemia

São vários os tipos de anemia, os mais conhecidos e comuns são:

• Anemia Ferropriva, por carência de ferro

• Anemia Perniciosa, por carência de vitamina B12 e de ácido fólico

• Anemia das doenças crônicas

• Anemias por defeitos genéticos

• Anemias decorrentes de doenças da medula óssea

Alimentos no tratamento da anemia

Alimentos no tratamento da anemia

A alimentação saudável, com a ingestão de alimentos ricos em ferro, vitamina B12 e ácido fólico é o tratamento caseiro, natural e preventivo mais conhecido. Somente alguns casos mais críticos, em que a doença está avançada, que são prescritos por médicos, complexos vitamínicos para reforçar a dieta que deve ser rica em vegetais verdes escuros, feijão, fígado de boi, beterraba entre outros alimentos.

O valor nutricional dos alimentos tem importância valiosa para os anêmicos; Não dá pra fazer vistas grossas e ter alimentação desregrada, com excesso de frituras, doces e pouca nutrição.

Entre os alimentos mais indicados, estão o brócolis, espinafre, couve, beterraba, carnes, especialmente o fígado de boi e por facilitar a absorção do ferro no organismo, a vitamina C é muito bem vinda no tratamento da anemia por reposição de ferro;

Um alimento muito lembrado quando o assunto é curar anemia, é o leite, exceto aqueles que são enriquecidos com ferro e ácido fólico, pouco podem fazer no tratamento ou prevenção da anemia, embora seja um alimento importante por várias razões.

A anemia é uma daquelas doenças silenciosas e mesmo quando se tem o diagnóstico dela é negligenciada na maioria das vezes, o que pode causar um prejuízo muito grande à saúde, desencadeando uma série de outros problemas e tratamentos mais impactantes como transfusão de sangue e transplante de medula óssea.

Fazer exames regularmente e no caso de quem teve o diagnóstico positivo para anemia, dar atenção especial à alimentação e monitoramento do status da doença é fundamental!

Sintomas da anemia

Com a queda considerável dos glóbulos vermelhos, o paciente de anemia aguda pode ter queda de pressão arterial com tontura e desmaios, taquicardia, palpitação, ansiedade, agitação, fraqueza e até diminuição das faculdades mentais.

Com volume sanguíneo total normal, mas com uma diminuição dos glóbulos vermelhos e hemoglobina, o paciente de anemia crônica tem descoramento do sangue, com palidez do paciente e falta de oxigênio em todos os órgãos.

Pessoas anêmicas tem pouca coragem para atividade física, mas se esforçar por fazê-la piorarão o quadro, com o gasto de energia.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Recomendado
    Livros juvenis para adolescentes é nas Americanas
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 30.07.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Americanas

    Compre livros juvenis de diversos gêneros e receba no conforto da sua casa sem enfrentar filas e demoras. É só escolher e comprar.

  • Recomendado
    15% de desconto em TODA loja
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 22.04.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Netshoes

    Campanha de 8 milhões de fãs no Facebook - com 15% de desconto na loja toda, exceção em produtos Lançamento.