Alimentos construtores: reguladores e energéticos, exemplos

Alimentos construtores: reguladores e energéticos, exemplos Galeria

Alimentos construtores, reguladores e energéticos

A base duma boa saúde é uma alimentação completa, variada e equilibrada. Para isso devemos comer de tudo mas de uma forma balanceada, tendo em atenção as caraterísticas e funções de cada alimento.

Uma forma fácil e simples de descobrirmos as proporções que cada grupo de alimentos deve pesar no cardápio diário da nossa alimentação é consultar a roda ou a pirâmide dos alimentos. Nessa pirâmide podemos ver que devemos consumir mais alimentos energéticos carboidratos(massas, pão, arroz,etc)seguidamente os alimentos reguladores (frutas, legumes e vegetais), depois os construtores (carnes, peixes, leite, ovos,etc) e por fim os energéticos lípidos (manteigas, óleos, açucares).

Os grupos de alimentos:

Para nos facilitar a tarefa de escolher os alimentos certos num cardápio equilibrado, estes estão separados em 3 grupos distintos, que são:

Alimentos plásticos ou construtores- como o próprio nome indica, são alimentos que auxiliam no crescimento, regeneração e resistência do nosso corpo. As substâncias responsáveis por essas funções são as proteínas, logo, os alimentos que fazem parte deste grupo são ricos em proteínas.

Alguns exemplos de alimentos construtores:

Carnes vermelhas ou de aves

Cogumelos

Ovos

Leite, queijo, iogurte e manteiga

Arroz

Milho

Feijão

Grão de bico

Lentilha

Amendoim

Noz

Soja

Amêndoa

Castanha-do-Pará

Outro grupo alimentar importante é constituído por alimentos reguladores- Este grupo de alimentos garantem o bom funcionamento dos órgãos do nosso corpo e protegem-no das doenças. A saúde da nossa pele, a hidratação e resistência dos cabelos dependem da ingestão de alimentos reguladores. Estes alimentos são naturalmente ricos em sais minerais, água e vitaminas.

Os sais minerais e as vitaminas encontram-se na água, fruta e outros alimentos.

Alguns alimentos reguladores:

Carnes

Ovos

Queijo e leite

Vegetais

Frutas (uva, laranja, manga, maçã, melancia,etc

Legumes (espinafre, agrião, cenoura, beterraba, berinjela, espinafre, tomate, arroz, feijão)

Azeite

Alimentos energéticos - alimentos ricos em carboidratos e gorduras ( ou lípidos) que fornecem ao nosso organismo energia para a realização de suas tarefas como: trabalhar, estudar ou praticar esportes.

Exemplos de alimentos energéticos:

Carboidratos

Pão, massas, frutas, batata, mandioca, arroz, trigo, milho e doces.

Lípidos ou gorduras

Carnes, Manteiga, gema de ovo, margarina, azeite, amêndoas, frituras, castanhas e doces.

É preciso ter em atenção que o nosso organismo apenas vai queimar os carboidratos e gorduras que precisa, as restantes vão-se acumulando nas diferentes zonas do corpo (anca, bumbum, barriga, etc) sob a forma de gordura. Se não praticar muito desporto ou exercício físico, a sua necessidade de alimentos energéticos é baixa.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
similares
  • Recomendado Descontos exclusivos de 12% de desconto em todo o Site, só nesse Link!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 31.10.2014 | Ver detalhes | Ver todos os Cupons desconto Extra

    Aproveite agora este cupom de 12% de desconto em todo o site. Não é necessário um código , pois o desconto está contido no Link. Confira e aproveite.