Projeto Folclore: educação infantil, brasileiro, alfabetização

Projeto Folclore: educação infantil, brasileiro, alfabetização Galeria

O folclore é uma das principais características da cultura brasileira. As histórias antigas que passaram de mãe e avós para netos e filhos são uma parte do que o Brasil era no começo de sua construção como nação. Muitas crianças de diversos estados brasileiros ouviram nas escolas sobre os contos das sereias e dos botos nos rios interioranos, os seres estranhos que foram criados para dar vida a identidade cultural do país, nacionalizando assim projetos de aproximação entre alfabetização e desenvolvimento cultural que durante muito tempo ajudaram a educação infantil a dar mais um passo a frente.

Projeto Folclore nas escolas

Projeto Folclore nas escolas

Na nova era educacional do Brasil, a cultura não pode ficar de fora das mentes infantis espalhadas pelo mundo. As histórias contadas no estados mais distantes estão sendo agrupadas em livros didáticos ajudando no aprendizado infantil. Mesmo antes de aprender a escrever, muitas crianças estão conhecendo um pouco sobre a sua nação através dos contos imaginários e que representam uma região diferente do Brasil. Desta forma, a escrita e a fala ficam atreladas a coisas mais familiares para crianças de certas idades, já que muitas delas se interessam bastante por estas histórias misteriosas.
O projeto Folclore foi uma do que uma solução encontrada, foi um novo método de ensinamento e que poderá fazer com que as crianças agreguem-se entre si por um objetivo comum: escutar os contos todos em uma roda e depois, poder ouvir comentários sobre eles, incluindo até mesmo desenhos e pinturas relacionadas a cada conto diferente.

Objetivo do projeto

A principal meta do ensinamento folclórico nas escolas e, principalmente, atingindo a educação infantil é manter viva a cultura dos mais variados povos que passaram por território brasileiro, deixando a sua influencia sob diversos pontos culturais, ajudando a erguer o que hoje temos de melhor em nosso país. Divulgar o conhecimento sobre os principais valores da humanidade e indicar o início da nossa história também é um dos principais objetivos dos projetos implementados. Para fazer isso, os profissionais da educação fazem com que desde pequenos, os brasileiros resgatem o "Ontem" identificando a importância do passado para o "Hoje" e para todos os acontecimentos que vêm nos influenciando recentemente em diversas áreas como na música, na arte em geral e na escrita.
Recursos como aparelhagem sonora, vídeos, livros de contos folclóricos, sucatas e materiais didáticos são todos os instrumentos valiosos que ajudam este projeto a se desenvolver cada vez mais nas escolas e nas mentes infantis.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento