Projeto Presença

Projeto Presença Galeria


Encontre todas as informações sobre o Projeto Presença e suas características. Confira agora todos os detalhes de como funciona o Projeto Presença.

Projeto Presença

Projeto Presença

O Projeto Presença lançado no ano de 2005 pelo Ministro da Educação Fernando Haddad, foi criado para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possuísse condições o suficiente para a coleta de informações do censo escolar realizado pelo mesmo.

Na primeira etapa, o cadastro de alunos, professores e escolas, onde as escolas, tanto públicas quanto privadas, devem responder um caderno composto com 49 questões sobre os alunos, informando a idade, série, endereço, rendimento escolar, se o aluno possui necessidades especiais, se esta no programa do bolsa-familia, se faz uso de transporte escolar, entre outras questões.

Contudo, será enviado um caderno de 49 questões, referentes ao professor, informando sobre dados pessoais, formação, carga horária e também receberá um ultimo caderno, este composto de 87 questões, referente a própria instituição. As escolas que possuem um centro informatizado deverão responder essas questões pela internet, através da página eletrônica do Programa Gerador de Cadastro, o PGC.

Características do Projeto Presença

Para as escolas que não possuem internet, mas contam com computadores, devem entrar em contato com a secretaria de educação do estado, município ou regional de ensino, e obter os arquivos para instalação, utilizar o PGC. Após o preenchimento devido, deve-se enviar de volta o banco de dados para a secretaria da qual foi retirado o programa do PGC, que a mesma enviará as informações ao Inep. E as escolas que não possuem computador, deverão retirar e preencher e devolver os cadernos de questões do PGC na secretaria de educação, que irão digitar os dados, e em seguida enviarão ao Inep.

Após a realização do cadastro, os alunos receberão o numero NIS (Número de Identificação Social) da Caixa Econômica, do qual será impresso no cartão do estudante, para que o Inep acompanhe a frequência e unifique os programas do governo, como por exemplo, o bolsa família. Referente aos professores, eles serão identificados através do número do PIS ou pelo número do PASEP.

A Safe foi criada para com a intenção de regulamentar os dispositivos legais, onde exige do poder publico a presença de 75% dos alunos na escola, e de 85% dos alunos que estão cadastrados no programa do bolsa família. A medida que as escolas forem informatizadas, o censo será em tempo real (Saeb), pois esses dados demoram até 7 meses para que sejam coletados pelo Inpe. A quarta etapa consiste na unificação da Safe com o Saeb, onde o objetivo é combinar o acesso, permanência e avaliação, em um projeto único.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento