Carta de Apresentação para Emprego

Carta de Apresentação para Emprego Galeria


A carta de apresentação para emprego é geralmente solicitada em conjunto com o currículo. Pode ser enviada pelos correios, fax, ou ainda, em face do desenvolvimento tecnológico, pela internet. Todavia, ainda pode ser requerida quando da realização de entrevista pessoal. A finalidade desta é, basicamente, realizar uma breve apresentação do profissional que por vezes foi indicado para um cargo. Pode ainda, ser objeto da carta de apresentação para emprego, a informação da pretenção salarial. Em suma, configura um meio de comunicação eficiente para uma colocação no mercado de trabalho.

Carta de apresentação para emprego

Carta de apresentação para emprego

O meio que aqui se objetiva explicitar é muito utilizado em países anglo-saxônicos e vem ganhando força no Brasil. Dessa forma, cumpre ressaltar os pontos primordiais na elaboração do documento em questão vez que será o primeiro contato e, dessa forma, a primeira impressão que o possível contratante terá com o canditato à vaga de emprego. A carta de apresentação para emprego pode ser dividida em quatro pontos essenciais, são eles: cabeçalho, introdução, corpo e fechamento. A partir de agora tratemos de cada um dos pontos, anteriormente mencionados, isoladamente.

Cabeçalho e introdução da carta de apresentação para emprego

Cabeçalho e introdução da carta de apresentação para emprego

O cabeçalho deve conter o endereço do interessado à vaga, ou remetente, e ainda outras formas de contato como e-mail, celular, entre outros. Deve conter, ainda, o endereço do destinatário da carta, se esta for enviada pelo correio, mas dispensa tal requisito de for enviada diretamente por meio eletrônico ou e- mail. A partir desses dados informativos, passar-se-á à comunicação direta e formal com o destinatário. Assim, aconselha-se que se inicie a carta com a expressão "Presado(a) contratante", ou ainda, "Prezados Senhores". De qualquer forma, deve ser utilizada uma expressão que demonstre respeito e um vocabulário formal, compatível com um ambiente profissional. A introdução, por sua vez, fará referencia à vaga em questão. Reputa-se muita importância a este passo, pois a atenção do interlocutor será adquirida, ou não, aqui. Tem-ser exemplo de introdução a seguinte frase: "Possuo formação na área em questão e possuo experiência em tais atividades (explicitar as atividades) visto que atuei por (informar a quantidade de anos) na empresa tal". As características pessoais são muito importantes, pois serão elas que farão que o interessado seja considerado para a vaga pretendida. A Carta de Apresentação para Emprego deve ser simples, abaixo tem-se um exemplo.

Corpo e fechamento da carta de apresentação para emprego

O corpo, por sua vez, abordará com mais detalharemos, as informações contidas no currículo. Aqui será explicado o interesse na vaga, bem como serão ressaltadas as qualidades, habilidades, qualificações e experiência profissional, sempre direcionado ao cargo que esta sendo pleiteado. Por fim, o fechamento ou conclusão vai citar que está enviando o currículo em anexo e que estará disponível para contato e esclarecimentos de qualquer natureza. O último ponto é relativo ao agradecimento pela atenção dispensada (Exemplo: "Desde já agradeço à atenção"; "Grato"; "Atenciosamente", entre outros).

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento