Pratos Tipicos: da Região Norte, Nordeste, Sul e Centro Oeste

Pratos Tipicos: da Região Norte, Nordeste, Sul e Centro Oeste Galeria

O Brasil possui uma culinária bastante diversificada, cada canto do país, cada região tem seus costumes, sua cultura e também seus pratos típicos. Os temperos e ingredientes utilizados por cada região são oriundos de diversas partes do mundo e também dos indígenas, os brasileiros foram adaptando esses ingredientes à sua culinária.

Norte

O Norte do país é muito rico em cultura e culinária, que é regrada a peixes e na grande maioria ensopados. O pirarucu e o tucunaré são os mais comuns utilizados nas receitas, que além de muito saborosas são muito requisitadas por turistas que visitam o estado.

- Mandioca,Pirão, Cupuaçu,Maniçoba, Vatapá, Tucunaré, Graviola, Doce de buriti,Castanha do Pará, Açai, Carne de sol, Pirarucu e Macaxeira são os principais pratos típicos da região Norte do país;

Algo bastante interessante na culinária do norte é que alguns pratos típicos são feitos com carne de jacaré e animais silvestres. Parece um pouco estranho, mas quem prova garante que realmente é gostoso.

Nordeste

A Culinária do Nordeste do Brasil teve diversas influências, de origem africana, portuguesa e também indígena. A marca registrada desta culinária são os temperos fortes e picantes, as comidas são bastante temperadas e possuem sempre um sabor muito característico.
Os pratos típicos dessa região normalmente são feitos a base de peixes, devido a grande quantidade de rios encontrados no Nordeste do país.

- Moqueca, Vatapá, Acarajé, Buchada de bode, cuscuz, carne de sol, arroz com pequi e sururu são alguns dos principais pratos mais famosos dessa região.;
- Tapioca, açai, melado, rapadura e canjica são as sobremesas típicas da região Norte do país.

Sul

Quando se fala em região Sul e pratos típicos, logo se lembra do famoso churrasco, porém a região sul possui muito mais pratos típicos do que se pensa, o arroz carreteiro é bastante apreciado, bem como a feijoada, o barreado, o porco a pururuca, o pinhão e o peixe que também é muito consumido, principalmente o Dourado, Cação, Tainha, Robalo e etc.
Os frutos do mar também são muito apreciados, como a ostra, o camarão, polvo, lula e marisco, principalmente na faixa do litoral de Santa Catarina.
Mais próximo do Rio Grande do Sul os pratos típicos levam sempre ingredientes caseiros, como linguiças, salames, copas, macarrão caseiro, e também o famoso churrasco.

- Rabada, polenta, pães caseiros, arroz de carreteiro, guizado, Peixe ensopado, carneiro no buraco e quibebe são alguns dos pratos típicos mais famosos da região Sul do Brasil.

Centro Oeste

Os pratos típicos da região Centro Oeste do país são bastante diversificados. Arroz com pequi, quiabo, couve, galinha ao molho pardo, jurubeba e diversos outros pratos são muito comuns na culinária desta região. A influência na culinária é indígena e também portuguesa, o empadão também é um prato bastante apreciado.

 

 

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Festival Smart TV a partir de R$ 899,00!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 18.09.2014 | Ver detalhes | Ver todos los descuentos de Walmart

    Aproveite o Festival Smart TV a partir de R$ 899,00. Clique no Link e confira.

  • Recomendado Cupom de 10% de desconto em todo o site + 5% pagando à vista! Economia na certa!
    Mostrar Código

    17CB-EBBF-448A-8528

    Copiar código

    Válido até 18.09.2014 | Ver detalhes | Ver todos los descuentos de Ricardo Eletro

    Aproveite agora até 10% de desconto em todo o site. Insira o cupom no espaço indicado no carrinho de compras.

Produtos em que os outros estão interessados
Ver todos en Artes e entretenimento ›