Projeto Rondon: 2012, Minas

Projeto Rondon: 2012, Minas Galeria

A ajuda voluntária de pessoas em programas do governo e de ONGs, estão cada vez mais participativas. Este fato é possível graças a abordagem e sensibilização que os programas vem mostrando em propagandas televisivas e na divulgação pela mídia escrita. Outro fator é o envolvimento de estudantes em ações voluntárias capazes de melhorar a situação social de uma comunidade. O Projeto Rondon teve início em 1967, e tem por objetivo principal a integração social com a participação de estudantes das mais variadas instituições de ensino superior.

Sobre o Projeto Rondon

O projeto é uma iniciativa do Governo Federal e é supervisionado pelo Ministério da Defesa. No entanto, vários órgãos e setores do governo estão trabalhando em conjunto com o programa. As ações são geralmente de caráter social e ambiental que relevam a necessidade de aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável na vida das pessoas. Estas ações trazem inúmeros benefícios para a comunidade como a melhoria da qualidade de vida e bem-estar social.

Os objetivos do programa buscam contribuir para a construção da cidadania nos estudantes universitários. Este aspecto promove a responsabilidade social, o desejo de ajudar o próximo pelo bem geral da maioria desenvolvendo e divulgando a cidadania. Todas essas atividades acabam estimulando o jovem estudante a desenvolver programas e projetos sociais e ambientais nas comunidades mais carentes.

Etapas do Projeto Rondon

Cada vez que tem uma atividade do Projeto Rondon, este segue as etapas de:

- Planejamento: Define-se o local em que será realizado a operação escolhendo as áreas mais carentes com nível baixo de renda e IDH. Lembrando que o projeto abrange todo o território nacional.

- Reconhecimento: realiza-se através de um representante do projeto um estudo de levantamento de dados para o reconhecimento da área. Além disso, são realizadas reuniões com os lideres municipais e comunitários abrangendo os objetivos, metas e etapas do programa.

- Divulgação do convite para as IES: as Instituções de Ensino Superior (IES) recebem convite para participação do programa visando abranger as instituições mais próximas da área de atuação. Instituições como a Udesc e Unb sempre participam das atividades do Projeto Rondon.

- Depois da inscrição da instituição, ocorre a elaboração do plano de trabalho. As melhores propostas de trabalho das IES são selecionadas. É realizado visitas às comunidades e prepara-se as equipes de trabalho. A operação deve durar até 15 dias e ao final deverá ser elaborado o relatório para o município informando os trabalhos que foram desenvolvidos.

Como Participar do Projeto Rondon

Como Participar do Projeto Rondon

Através do site do Projeto Rondon (http://www.projetorondon.pagina-oficial.com/portal/) os estudantes podem acompanhar as inscrições e lançamento dos editais de Julho de 2012. A instiuição deverá apresentar interesse pelo projeto e realizar as inscrições dos alunos interessados em desenvolver ações no programa.

Normalmente o edital já indica o local que receberá as ações do programa supervisionado pelo Ministério da Defesa e Instituição. Os alunos que tiverem interesse, devem solicitar à instituição a adesão ao Projeto Rondon, confira mais informações através do site do projeto.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento