O que é HPV: quais os sintomas, tem cura, como se pega

O que é HPV: quais os sintomas, tem cura, como se pega Galeria

Cuidar da saúde é muito mais que uma obrigação, é um dever que requer muita atenção e disciplina, pois muitos deixam para última hora as avaliações ou exames médicos e acabam descobrindo tardiamente, complicações médicas que futuramente poderão trazer danos graves à saúde. Por isso, antes mesmo de combater, é preciso prevenir, saber os sintomas e como se pega. 

Aproveite e também consulte médicos especializados, além de planos ideais, no site da Unimed.

O que é HPV?

O que é HPV?

Mesmo com os avanços tecnológicos que temos hoje, a área da medicina ainda é um campo cheio de surpresas. A cada nova temporada surgem doenças que nem sabíamos que existiam ou então doenças que já foram consideradas erradicadas voltam de uma maneira inesperada assustando a população.
Em cada ano ou até mesmo década, fica em pauta determinada doença, como foi o caso da AIDS, na década de 80. Houve forte campanha (até os dias de hoje) para que as pessoas tivessem maior conscientização sobre o problema. Hoje, a bola da vez, digamos assim, fica por conta do HPV, mas muitos não sabem de fato o que é HPV, essa sigla que figura freqüentemente entre os veículos de comunicação, mas que para muitos ainda é uma novidade.
Mas o que é o HPV? É um vírus que pode causar lesões nas mucosas genitais ou na pele. Sua transmissão se dá por meio de relações sexuais desprovidas de contraceptivos, como a camisinha, sendo que uso é a melhor forma prevení-lo. Por isso é necessário não abrir mão de usá-lo e fazer exames periódicos com seu médico. Os sintomas da doença podem se manifestar apenas em alguns anos depois, onde geralmente surgem verrugas no local. Caso a mulher não se cuide, posteriormente o diagnóstico poderá se transformar em um câncer de colo de útero. Nos homens, afeta diretamente o pênis. Por isso é preciso ficar atento, não deixe de consultar um ginecologista ( para as mulheres) e urologista ( para os homens).

O que é HPV e qual o seu tratamento?

O tratamento varia de acordo com cada caso. Nas verrugas são utilizados ácidos de uso médico, que auxiliam na eliminação de ambas, ou até mesmo cirurgias para retirá-las. Já no colo do útero, pode ser feito uma cauterização no local.
O HPV pode ter cura sim, mas isso fica de acordo com a imunidade de cada pessoa e com a freqüência do tratamento pós contágio. Seguindo todas as recomendações médicas e o passo a passo do que deve ser feito há grandes possibilidades de se livrar do vírus. Porém o único remédio para o problema ainda é a prevenção. Nunca se esqueça de se proteger em todas suas relações sexuais, pois em algumas pessoas, a doença não é visível e é dessa forma que se pega a doença. Lembrando sempre que a cura é relativa. Agora que você já sabe o que é HPV e todos os seus riscos, não deixe de se previnir.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Produtos em que os outros estão interessados
Ver todos en Saúde e beleza ›