O que é Literatura: de Cordel, brasileira

O que é Literatura: de Cordel, brasileira Galeria

Todos já ouviram inúmeras vezes a palavra “literatura”, têm uma noção superficial do que se trata, alguns já tiveram contato com ela sem saber na verdade que se tratava de uma arte literária. Se você é uma dessas pessoas e deseja entender de uma vez por todas o que é literatura, literatura de cordel, de informação, comparada e contemporânea, continue lendo! Vamos desmistificar o assunto para você!

O que é literatura


Litteris vem do latim e significa “letras”, esse é o início de tudo, de forma didática literatura pode ser definida como a “arte de escrever de forma artística”, causando emoções em quem lê, ao contrário por exemplo da notícia que é um exemplo claro de texto não literário, embora a notícia possa causar emoções, mas não pela escrita e sim pelo fato.
Outro exemplo, o texto científico, que quem o escreveu não tinha a menor preocupação com beleza, apenas queria informar ou documentar algo, já o escritor literário busca causar um efeito emocional, de encantamento no leitor.
Alguns conjuntos de informações, de um determinado assunto em específico também podem ser chamados de literatura, como por exemplo: a literatura médica, que engloba todos os assuntos relacionados à medicina.

Formas literárias:
Os textos literários podem aparecer como: poesia, peças de teatro e ficção em prosa. Conheça agora, quais os gêneros literários, suas características, escritores e muito mais sobre a literatura brasileira!

O que é literatura e Gêneros literários

O que é literatura e Gêneros literários

Literatura de informação:
Literatura de informação ou leitura dos viajantes foi um gênero criado para registrar acontecimentos de forma estética e poética. Foi durante o século XVI, que os escritores contavam e debatiam acontecimentos da época em manifestações literárias brasileiras. A própria carta de Pero Vaz de Caminha seria um exemplo, pois descrevia como era a terra descoberta com uma estética na escrita, incontestável!

Literatura de Cordel:
Literatura de Cordel ou literatura de folheto como também é conhecida, escrita de forma rimada baseadas em relatos orais, depois impressos em folhetos. A literatura de Cordel ganhou esse nome porque se originou de textos que para serem expostos para venda, seus escritores os penduravam em cordas, cordéis, barbantes, isso em Portugal em.
Os autores do gênero Literatura de Cordel, ou cordelistas, geralmente recitam os versos de forma melodiosa, com acompanhamento de uma viola, como forma de seduzir os compradores. No Brasil foi fundada em 1988 a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, no Rio de Janeiro.

Literatura Infantil:
O objetivo do gênero Literatura Infantil não necessariamente precisa ser pedagógico, didático ou com intuito exclusivo de estimular a leitura, mas especialmente para proporcionar a quem lê uma viagem ao fantástico mundo lúdico. A literatura Infantil deve ser escrita pela criança que cada um de nós temos em nosso interior, ficando o escritor em igualdade com seu exigente leitor, que aceita o mundo imaginário como se realmente fosse real!

Literatura Brasileira:
A literatura Brasileira foi inspirada e influenciada por literaturas portuguesas, latino-americanas, metropolitana, entre outras e foi conquistando sua independência e identidade própria conquistando destaque mundial em 1922 com Semana de Arte Moderna, que abriu novos horizontes para nossa literatura, entre os escritores dessa época podemos destacar Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Cecília Meireles.
A primeira obra literária genuinamente brasileira foi a carta de Pedro Vaz de Caminha ao Rei de Portugal (ManuelI), em que descrevia o Brasil, isso em 1500.
A literatura brasileira deve muito também a José de Alencar (movimento romantismo) que exaltava as belezas naturais do Brasil e os índios.
Machado de Assis (movimento realismo) fundou a Academia Brasileira de Letras e contribuiu de forma imensurável para nossa literatura brasileira.
Após a semana de Arte Moderna, em 1922, surgiram nomes importantes: Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Guilherme de Almeida e muitos outros. Leitores do século XX contemplaram o surgimento de Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Clarice Lispector.
Entre prosas e poesias a literatura do Brasil cresceu e ganhou destaque e respeito, hoje Paulo Coelho, membro da Academia Brasileira de letras é o escritor de maior destaque!

Literatura Contemporânea:
A literatura Contemporânea surgiu com a revolução industrial e tecnológica que o mundo começou a viver dos anos 60 para cá. Alguns escritores já consagrados como João Cabral e Carlos Drummond de Andrade e os novos artistas como Lygia F. Telles e Dalton Trevisan continuaram firmes e fortes mantendo-se fiéis as linhas tradicionais da literatura brasileira; Mas também houve quem rompesse com os valores tradicionais que buscassem novos caminhos.

Literatura comparada:
Nada mais é do que um ramo da literatura que compara obras literárias geralmente de idiomas diferentes entre si, embora também possa haver comparação de obras de mesmo idioma. As comparações não se dão pelas obras em si, mas nas teorias, no que deu origem a cada gênero, época, movimentos, etc.

O que é literatura e seus benefícios

O que é literatura e seus benefícios

Aprenda mais sobre literatura:
Curso de Literatura grátis online: http://enquantoisso.com/curso-gratis-literatura-brasileira-e-literatura-portuguesa-online-e-onde-fazer/.

Benefícios da leitura:

- Cria familiaridade com a escrita
- Melhora o vocabulário
- Melhora o senso crítico
- Amplia conhecimentos gerais
- Estimula a criatividade
- Prepara a pessoa para o mundo
- E a lista de benefícios é interminável, ler só pode fazer bem!

Incentivo à leitura:

Se incentivar um adulto sem o hábito da leitura é difícil, fazê-lo com as crianças é um tanto mais fácil. Mas a forma mais eficaz de desenvolver na criança o hábito da leitura desde cedo é:
- Enquanto ela ainda não sabe ler, os pais ou cuidadores devem ler para elas (até mesmo enquanto está na barriga da mãe)
- A partir do momento que sabe ler, proporcionar-lhe condições para tal, providenciando livros de literatura infantil, levando-a até bibliotecas públicas e principalmente: dar o exemplo, é vendo um adulto fazer algo, que as crianças aprendem e nunca mais esquecem!
O site Educar para Crescer, traz inúmeras informações importantes sobre o assunto: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml

Compre livros
Encontre livros de literatura Brasileira, Portuguesa, de Cordel, infantil e muito mais opções com os melhores preços no Walmart. Leia mais, estimule a leitura em seus filhos, dê livro de presente e ajude a mudar o mundo para muito melhor!

Lojas que você vai gostar
  • Claro
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento