O que é Bullying

O que é Bullying Galeria

É cada vez mais frequente as ocorrências de bullying nas escolas públicas e particulares do mundo inteiro. A situação é tão comum que não é raro ver notícias nos jornais diários de casos recentes. Esta situação vem preocupado cada vez mais os pais e educadores que buscam formas para que o bullying seja eliminado das escolas.

O que é Bullying

- O Termo
O bullying é uma coisa bastante antiga, que acompanha a humanidade desde seu surgimento, mas foi somente na era moderna que a sociedade de forma geral mostrou interesse no assunto. O termo foi concebido pelo norueguês Dan Olweus, doutor em psicologia que iniciou recentemente uma campanha mundial contra o bullying.

- Características
Compreende-se como bullying o ataque verbal, físico ou virtual com caráter intimidador. Na era da internet é bastante comum o ataque a pessoas, com a intenção de ridicularizar. Pode acontecer em diversos locais, como escolas, universidades, trabalho, etc. e a vítima pode levar os sintomas para o resto de sua vida emocional.
Veja alguns mais frequentes:
- Incapacidade de se relacionar com as pessoas
- Depressão
- Traumas

A vítima de bullying também pode se tornar um adulto extremamente violento, podendo descontar sua raiva em outras pessoas inocentes e em grande parte dos casos está propenso ao suicídio.

Como descobrir uma vítima de bullying

Como descobrir uma vítima de bullying

Muitos são os sintomas apresentados por alguém que sofre de bullying, entre eles:

- Isolamento
É comum a pessoa que sofre bullying querer se afastar dos colega, ficar sozinho quando está em casa e em alguns casos pode até se tornar antissocial, evitando ao máximo contato com outras pessoas.

- Baixo rendimento escolar
Por querer viver isolada do mundo, a vítima pode desenvolver dificuldades em se concentrar e deixar de lado o interesse pelos estudos. Portanto se a criança tinha um bom rendimento escolar e tirava boas notas, mas rapidamente isso tudo mudou é necessário ficar alerta e até mesmo procurar os responsáveis para que medidas sejam tomadas.

- Recusa em ir a escola
As crianças e adolescentes que estão sofrendo bullying se recusam a ir escola e muitas vezes os pais não entendem isso, achando que é preguiça, forçando a ida. Isso deve ser bem avaliado pelos pais, e em todos os casos e sempre que necessário, devem procurar a diretoria da escola.

Como Evitar o Bullying

Infelizmente não existe uma formula 100% eficaz para combater o bullying. Levar ao conhecimento de mais pessoas, promovendo trabalhos e conversas de forma aberta com os alunos e familiares pode ser um meio de reduzir os casos.

No caso de crianças e adolescentes, procurar uma autoridade na escola e os pais é a melhor solução com certeza. A diretoria pode fazer uma reunião com os pais e as crianças para que medidas sejam tomadas, não só para castigar os atos, mas para oferecer as crianças uma outra forma de enxergar o outro de forma educacional e saudável.

Há inúmeros livros que possuem mais informações obre o tema, consulte a loja da Editora Europa.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento