O que é Cidadania: e direitos humanos

O que é Cidadania: e direitos humanos Galeria

O termo “Cidadania” provém originalmente da Grécia Antiga, significando na época todos os direitos e deveres a que uma pessoa estava sujeita perante a sociedade em que vivia.
Na Grécia Antiga, todos os cidadãos participavam ativamente dos negócios e das decisões políticas das cidades onde viviam, ou seja, para eles a Cidadania implicava participar em todas as atividades decorrentes da sociedade à qual estavam inseridos.
Com o passar do tempo, o conceito de Cidadania se tornou muito mais abrangente, adquirindo um novo conjunto de valores morais e sociais, originando um novo conceito de direitos e deveres do cidadão. O termo “Cidadania” passou a significar que qualquer cidadão tinha direito a ter um direito.
Confira aqui o que é Cidadania e quais são os direitos humanos.

O que é Cidadania

A Cidadania sempre esteve diretamente ligada à intervenção política de uma pessoa no rumo dos negócios públicos de um Estado, na formação de um governo e na sua administração, quer seja por uma via direta, votando, quer seja de forma indireta, concorrendo a um cargo público.
Em um Estado democrático, os direitos de um cidadão, descritos no conceito de Cidadania, são contrapostos por uma série de deveres, ou seja, para que sejam garantidos os direitos dos cidadãos é necessário que haja o cumprimento de um conjunto de deveres, pelos diversos elementos dessa sociedade.
Para que um cidadão possa exercer os seus direitos e deveres políticos é fundamental que seja nacional de um Estado, no entanto, se, os indivíduos não forem investidos desses direitos políticos, podem ter a sua nacionalidade mas não são considerados como cidadãos desse Estado.
Os deveres de Cidadania atribuídos a um Estado são as garantias indivíduais de vida, de liberdade e de segurança para cada cidadão.

O que é Cidadania brasileira

O que é Cidadania brasileira

O que é Cidadania hoje em dia é muito diferente daquilo que era quando vivíamos em um regime monárquico, onde existia uma política centralizadora e escravista.
A Cidadania é construída através da conquista de direitos políticos e civis, da integração no corpo governativo e na participação política ativa em cada sociedade.
Ainda existe o mito que qualquer direito que é conferido individualmente constituí uma dádiva ou previlégio mas a verdade é que não é uma dávida, é algo que devia ter sido conferido logo no início da constituição das sociedades.
Atualmente no Brasil ainda é necessário lutar pela conquista de vários direitos, tais como, o direito à liberdade de expressão, de participar de sindicatos trabalhistas, associações comunitárias e partidos políticos, de ter um salário justo,de ter garantias de sobrevivência, o direito de ter um pedaço de terra para habitar e plantar e o direito de votar e ser votado, algo que ainda é negado na sociedade brasileira.
A Cidadania brasileira ainda se define pela luta constante pela conquista dos direitos elementares e não pelo nacionalismo, patriotismo, pertencimento ou democracia de um cidadão comum.

Se está a procura de um livro para saber mais sobre o tema não deixe de conferir o site da Editora Europa, sempre com ótimas ofertas.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento