O que é Arte: contemporânea, barroca, abstrata e figurativa

O que é Arte: contemporânea, barroca, abstrata e figurativa Galeria

O que é arte e como podemos entendê-la? A arte já é por muito tempo descrita como uma atividade de manifestações de cunho estético, ou para fins de comunicação, tendo sua origem na emoção, ideias ou na visão humana. Cada obra é única e demanda sua própria interpretação. A arte faz uso de variados meios de expressão como a pintura, a escultura, a música, a dança e o teatro. Como qualquer outra atividade, sua mudança é equivalente ao desenvolvimento cultural, variando de região em região do mundo, porém sempre refletindo aspectos morais, filosóficos, sociológicos ou políticos. Por essas constantes mudanças, a arte assim como a história, pode ser dividida em seus próprios períodos e dentro de cada um desses, movimentos característicos como a arte barroca, abstrata e figurativa.

 

A arte barroca

A arte barroca

Barroco é um dos muitos estilos artísticos surgidos entre o século XVI e XVII, originado na Itália e difundido em países católicos da Europa e América, contando com um aspecto modificado em locais de religião protestante. O Barroco foi uma evolução natural do Renascimento, abandonando certas limitações em favor da liberdade e do que era tumultuoso. Um forte apelo às emoções humanas, retratadas muitas vezes em cenas trágicas ou dolorosas. O uso de intensidade na expressão do sentido da existência. Michelangelo Merisi da Caravaggio pode ser citado como um dos primeiros artistas desse movimento.

A arte contemporânea

Um período artístico nascido na segunda parte do século XX, vindo após a Segunda Guerra Mundial. Sendo notoriamente um reflexo do momento da sociedade. A maior evidência de transição para a arte contemporânea se faz na década de 60, com o anúncio da ida do homem ao espaço. As obras artísticas passam a contar com formatos aerodinâmicos, aludindo ao espaço e também ao brilho, obtido pelo vinil. Logo movimentos como o Pop Art, de Andy Warhol e o Op Art surgiram. Nos anos 70, a arte da segunda metade do século XX era claramente bem diferente da que se deu na primeira metade.

Arte abstrata

Arte abstrata refere-se ao estilo artístico - geralmente visual - que não se prende em retratar objetos reais, mas sim faz uso das cores e formas geométricas para transmitir sua mensagem ou emoção. No início do século XX, movimentos como o cubismo e o futurismo eram também qualificados como arte abstrata. O abstracionismo pode ser assinalado com duas tendências: lírico e geométrico. Sendo o lírico influenciado pelo expressionismo, e tendo como foco a necessidade interior do artista, refletindo sobre grandes revoluções do século. Já o geométrico foca-se na racionalização, na análise científica e intelectual.

Arte figurativa

Arte figurativa, ou Figurativismo, refere-se a obras pintadas que retratam seres vivos ou objetos, mantendo sua forma reconhecível. Pode variar entre o realismo e o estilizado. A arte figurativa está ligada a movimentos artísticos anteriores, como o renascimento e o barroco, nos quais se era necessário o retrato realista. O figurativismo está presente no processo de evolução da arte como um todo e assim como a arte abstrata, pode adquirir a função de expressar uma emoção, não só retratar momentos, ou acontecimentos. Faz-se presente na arte contemporânea.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Produtos em que os outros estão interessados
Ver todos en Casa e jardim ›