O que é Cultura: popular, brasileira, digital

O que é Cultura: popular, brasileira, digital Galeria

É muito fácil ouvirmos por ai que existem pessoas que não têm cultura, por que não se integram em atividades como leitura, música, cinema, ou até mesmo se abstém de certos convívios pessoais. Afinal, existem pessoas que preferem viver longe de cidade grande e de se relacionarem umas com as outras.

O que é cultura?

O que é cultura?

Porém, está enganado quem acredita que isto é o correto. O conceito de cultura na verdade está relacionado com o conhecimento que cada um tem das coisas. Portanto, até mesmo uma pessoa que não teve um ensino regular básico, como é o correto, carrega consigo uma série de ensinamentos adquiridos ao longo de sua vida. E isso se dá através de seus antepassados, povos, familiares e todos à sua volta, o que por conseqüência é transmitido de geração em geração. Por aqui, por exemplo, a cultura brasileira é muito rica, e isso se acentuou muito mais com a chegada dos índios que trouxeram para a sociedade uma maneira de vida totalmente diferente da qual estamos acostumados hoje. Um povo com língua diferente e costumes diferentes, que não aderiu a vida do homem brando totalmente, por não querer ver sua cultura morta, tem ainda hoje raízes indígenas muito forte no país, provando que não é a classe social ou a raça de alguém que define o que é a cultura brasileira. Cada povo tem seu valor.

Os conceitos de cultura brasileira, popular e muito mais

Na verdade, cultura é tudo aquilo que nos faz sermos o que somos. A nossa forma de se vestir, por exemplo, foi adquirida de acordo com os ensinamentos de alguém. A música é uma forma de expressão, assim como a literatura e outras artes. Portanto, em tudo se extrai cultura e conforme o decorrer do tempo, você adquire uma bagagem repleta de referências que formarão suas opiniões, caráter e até mesmo valores.
Ainda há uma divisão que é muito estudada, entre o que é a cultura erudita e a cultura popular. A erudita no caso se refere a ela de uma maneira mais elitisada, sempre a relacionando com a classe média e artes clássicas, como a arquitetura e pintura. Já a popular, está centrado no que o povo consome e também participa como música, dança, literatura entre outros.
Definir e contextualizar a cultura é um assunto de grande discussão, pois com os avanços tecnológicos e com a e globalização cada vez mais forte por aqui, há um quadro novo no momento em que estamos vivendo como a cultura digital. O que não pode haver é o preconceito com aqueles que não tiveram oportunidades e os tacharem como um individuo sem perspectivas ou que não possa ensinar algo.

Para adquirir mais livros sobre o tema não deixe de conferir a loja virtual Gato Sabido.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento