Simbolos da pascoa e seus significados

Simbolos da pascoa e seus significados Galeria



A Páscoa é uma das datas mais esperadas do ano e é comemorada no mundo inteiro, com cada país seguindo suas próprias tradições locais. Feriado, reunião com a família, parentes e amigos, o comércio fervendo com a venda de ovos de chocolate e promoções especiais para a data, missas sendo realizadas e etc. No meio de toda está tradição que prossegue há vários séculos, poucas pessoas se perguntam qual será a origem da páscoa e se em sua origem ela era comemorada com as mesmas intenções que hoje. Acompanhe abaixo a história e o significado de cada simbolo que regem esta data tão especial.

Um Pouco de História da Páscoa

Um Pouco de História da Páscoa

O nome Páscoa significa "passagem" e é de origem hebraica. Para os hebreus significava o fim da escravidão de seu povo e a passagem para a terra prometida. Para os cristãos a Páscoa marca a passagem de Jesus na terra. Mas onde e como será que surgiu a Páscoa?

A Páscoa, assim como tantos outros rituais celebrados hoje pelas igrejas, foi inicialmente comemorada por pagãos. Era um ritual que celebrava o fim do inverno e o começo da primavera para o povo anglo-saxão. A grande homenageada era a deusa Eostre ou Ostera, associada a primavera. Eostre é sempre representada com um ovo em sua mãos, que simboliza a vida, o nascimento, e observando um coelho, o simbolo da fertilidade. Este é um dos relatos mais antigos que se tem, e como se pode ver antes mesmo dos judeus e cristãos, a páscoa já existia.

O tempo passou, outros povos vieram, e a celebração foi adiante ganhando novas roupagens, novos nomes, e significados na cultura popular. Só o que não muda são os símbolos e seus significados.

Simbolos e Significados da Páscoa


Coelho: Como foi dito antes, eles simbolizam a fertilidade, pois se reproduzem rapidamente.

Ovos de Chocolate: Antigamente, os ovos comuns eram cozidos e pintados de forma harmoniosa e alegre, para divertir e servir de objeto de decoração. Hoje, são os ovos de chocolate que encanta adultos e crianças. O ovo simboliza a vida, o nascimento.

Cordeiro: É o símbolo da aliança feita por Deus entre ele e os homens.

Sinos: Muitos associam os sinos ao Natal, mas é também simbolo da páscoa, anunciando a ressurreição de cristo, o salvador dos cristãos e judeus.

Pão e Vinho: Foi a comida mais comum para muitos povos e o prato principal durante muito tempo. Na igreja católica simboliza o corpo e o sangue de cristo, respectivamente.

Girassol: Simboliza o caminho da luz que leva até cristo, pois esta flor é bastante conhecida por girar em direção a luz do sol, como o próprio nome já diz.

Estes são os principais símbolos da páscoa, mas é claro que existem muito mais, espalhados pelo mundo inteiro.

Lojas que você vai gostar
  • Claro
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento