Consulta DPVAT

Consulta DPVAT Galeria


O Seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via terrestre ou por sua carga a pessoas transportadas ou não (seguro DPVAT) foi desenvolvido e apresentado em assembléia no decorrer do ano de 1974.
Esse seguro foi criado no âmbito de uma vaga sequencial de acidentes rodoviários e de viação por todo o território nacional brasileiro, que retirou a vida a milhares de pessoas e causou danos muito acentuados nas viaturas de outros tantos milhares.
Para combater isso, foi então lançado esse seguro, que procura proteger e ajudar as vítimas de incidentes na estrada. Pouco tempo depois, já milhares de viaturas espalhadas e distribuídas por todo o território nacional logo se encontraram seguradas por este eficaz e muito interessante seguro de automóvel, que lhe permite sair à estrada com toda a segurança e tranquilidade que é possível.
O mais interessante neste seguro, é que, seja sua culpa ou não, de forma automática, o seguro da vítima se responsabiliza pelos danos (na maioria dos casos na sua totalidade), o que possibilita uma margem de manobra acentuada para os condutores e poupa muito tempo e recursos em combates desnecessários em tribunal para apurar os culpados e as vítimas.
Assim sendo, este seguro já foi descrito por muitos por ser uma opção de seguro “com um eminente fim social”.
As primeiras zonas de influência deste seguro foram São Paulo - SP, Minas Gerais - MG, Brasília - DF, Mato Grosso- MT, Rio de Janeiro - RJ, Ceará - CE, Paraná - PR, Santos - SP, entre outras...

Polêmicas do seguro DPVAT

Depois de uma receção com “pompa e circunstância”, várias questões começaram a ser levantadas sobre a credibilidade e transparência desta opção de seguro.
Devido a uma incorreta aplicação de sua lei básica por parte de algumas empresas seguradoras e mediadoras de seguros, o seguro acabou sendo mal interpretado e mesmo incompreendido por uma parte significativa da população ativa (com carta de condução), que acabou vendo no seguro benefícios extra, os quais ele na realidade não possuía.
Graças a isto, vários anos se passaram com lutas em tribunais nacionais, em alguns casos chegando mesmo a recorrer a instâncias internacionais, envolvendo clientes, seguradoras, moderadores de seguros, etc…
Para resolver de uma vez por toda isso e aprimorar alguns detalhes e pontas soltas do documento oficial da legislação do seguro, uma nova atualização foi lançada a 08 de Dezembro de 2006, quando o Conselho Nacional de Seguros requereu uma análise mais cuidada do documento, que revelou diversas fragilidades, corrigidas nesse documento.

O seguro DPVAT na atualidade

Na atualidade, este seguro, por ocupar um cargo tão importante já na proteção rodoviária, o mesmo Conselho Nacional de Seguros decretou mais recentemente que este seguro passaria a estar incluído no Plano nacional de Seguros, sendo de utilização obrigatória.
Assim sendo, toda a população ativa brasileira que possua carta de condução e um veículo, deverá ser já portadora deste seguro.

Lojas que você vai gostar
  • Extra
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Produtos em que os outros estão interessados
Mostrar todos os produtos Automóveis ›