Simbolos da Pascoa: judaica e cristã para colorir

Simbolos da Pascoa: judaica e cristã para colorir Galeria

Embora comemorando acontecimentos diferentes, a Páscoa cristã e a Páscoa judaica têm em comum celebrarem a esperança numa vida nova.


PÁSCOA CRISTÃ – ORIGEM; TRADIÇÕES E SÍMBOLOS

PÁSCOA CRISTÃ – ORIGEM; TRADIÇÕES E SÍMBOLOS

Para os cristãos a Páscoa celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, depois da Sua crucificação e morte.

A Páscoa não tem, de acordo com o calendário litúrgico, uma data fixa, dependendo dos ciclos lunares, sendo celebrada entre 22 de março e 25 de abril.

A origem da palavra Páscoa vem do hebraico “Pessach” (que significa “passagem”, como veremos no passo dedicado à Páscoa judaica), mas o seu significado religioso provém da palavra latina “Pascae”.


De um ponto de vista estritamente religioso os símbolos da Páscoa são:

- O Círio Pascoal, que simboliza a luz do mundo, que é Jesus Cristo.

- O Cordeiro, o símbolo da aliança entre Deus e o povo judaico, que o cristianismo mantém (para os católicos Jesus Cristo é também referenciado como o Cordeiro de Deus), com o significado do sacrifício de Jesus Cristo, para a salvação do “rebanho” de Deus.

- Os Santos Óleos, que representam o Espírito Santo.

- O pão e o vinho, que simbolizam o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, tal como foi proclamado na Última Ceia.

- A Cruz, que representa o sacrifício, a morte e a ressurreição de Cristo.

No domingo de Páscoa os sinos das igrejas católicas tocam para chamar os fiéis para celebrarem a Ressurreição de Jesus Cristo.

Para os cristãos, na celebração da Páscoa, para além de um bolo em forma de pomba, que segundo a tradição nasceu em Itália e que representa a vinda do Espírito Santo e a paz de Cristo, são também considerados outros símbolos mais pagãos:

- O Coelho, que desde a antiguidade simboliza a Lua, o nascimento e vida nova, e que foi introduzido no continente americano por emigrantes alemães nos finais do século XVII, princípios do século XVIII.

- Os ovos de Páscoa, que simbolizam desde a antiguidade o nascimento.

Com o desenvolvimento da indústria do chocolate em Inglaterra, no ano de 1830, começaram a surgir os ovos e coelhos de Páscoa em chocolate, que fazem hoje as delícias de crianças e adultos.

No Brasil as crianças têm por hábito fazerem ninhos de Páscoa, para que o coelho lá ponha doces na madrugada do domingo de Páscoa.

Em Portugal, na Páscoa são tradicionalmente consumidas amendoas cobertas com açúcar ou chocolate e um bolo chamado Folar de Páscoa, que tem a forma de ninho e ovos cozidos, com casca.

PÁSCOA JUDAICA – ORIGEM, TRADIÇÕES E SÍMBOLOS

PÁSCOA JUDAICA – ORIGEM, TRADIÇÕES E SÍMBOLOS

Para os judeus a Páscoa (Pessach em hebraico, a passagem) comemora a fuga do povo judaico do Egito, para a Terra Prometida, conduzido por Moisés e as Dez Pragas que Deus enviou ao Egito.



Deus ordenou a Moisés, antes da décima praga, que cada família judaica sacrificasse um cordeiro, para com o seu sangue marcar as suas moradas para que não fossem atingidos pela praga. O cordeiro significa assim a aliança de Deus com o povo judaico.

As comemorações da Páscoa judaica assentam na festa da família e num jantar segundo as tradições judaicas, o “Sêder de Pessach”, no qual só podem participar judeus, que se realiza na primeira noite pascal.

O “Sêder de Pessach” obece a um ritual próprio, com 14 passos, que incluem cânticos de salmos e recitações da “Tora” (o livro sagrado dos judeus, que corresponde aos livros do Pentateuco do antigo Testamento da Bíblia cristã).

SÍMBOLOS DA PÁSCOA PARA COLORIR

SÍMBOLOS DA PÁSCOA PARA COLORIR


Vivendo os judeus a Páscoa de uma forma exclusivamente religiosa, não existem símbolos da sua Páscoa disponíveis para colorir.



Pelo contrário, os cristãos comemoram a sua Páscoa com símbolos pagãos, havendo por esse fato disponíveis para colorir símbolos da sua Páscoa – o coelho e os ovos de Páscoa.

Pesquisando na internet existem diversos “sites” onde podem ser encontrados aqueles símbolos, quer para imprimir e colorir, quer para colorir “on line”.

Apresentam-se de seguida alguns desses “sites”:

1- http://www.google.pt/search?q=P%C3%A1scoa&hl=pt-PT&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=B5BTT7SPEcn38QPO9oGOAQ&ved=0CFMQsAQ&biw=1249&bih=572

2- http://www.ocoelhodapascoa.com.br/

3- http://desenhos.kids.sapo.pt/coelho-de-pascoa-com-ovos.htm

4- http://www.junior.te.pt/servlets/Jardim?P=Fazer&ID=48

5- http://desenhosparacolorir.blogspot.com/2009/03/desenhos-para-colorir-na-pascoa.html

6- http://www.pascoa.info/desenho-para-colorir-da-pascoa-coelho-e-ovo.html

7- http://www.portalescolar.net/2011/06/50-desenhos-pascoa-colorir.html

8- http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-pascoa-para-colorir.html

9- http://www.qdivertido.com.br/verdesenho.php?codigo=146

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento