Discurso Formatura: Orador, Paraninfo, Diretor onde Encontrar

Discurso Formatura: Orador, Paraninfo, Diretor onde Encontrar Galeria

A formatura é um momento super especial para todos, formandos, professores, pais e diretores. É uma ocasião bastante especial e que merece muita atenção na hora da montagem do protocolo. Nas colações de grau é comum que existam muitos discursos, entre eles o dos oradores de turma, dos professores homenageados, mensagem aos pais, a Deus e aos professores. Enfim! Uma ladainha que não pode faltar. O difícil nisso tudo é ter o que falar.

Dicas para montar um discurso para formatura

O Espaço do formando é um site muito interessante e deve ser visitado por todos que estão nas vésperas da formatura. Lá você poderá encontrar todo o passo-a-passo de como preparar a colação de grau e o baile, além de ver dicas sobre como aproveitar os tão preciosos “últimos minutos do segundo tempo”. Se você procurar por “Carmen Neves”, encontrará um discurso de formatura lido mais de 65 mil vezes. Um discurso inspirador, de uma oradora de turma. Talvez ajude na hora de escrever o seu. Ideias são sempre bem-vindas, é claro.

Mas não são só os alunos que devem se preocupar com o que falar no momento esperado. Durante os protocolos da colação de grau há espaço para os professore darem algumas palavrinhas também. Geralmente o tempo é cronometrado, então nem todos os mestres tem a oportunidade de ir a frente para se despedir. Escolhe-se para fazer o discurso um professor orador. É dever dele falar em nome de todos os professores da turma. Facilitando para os professores, também, o site da FEUP trás uma página com o tema “Lições da Vida”, são pequenos textos com moral no final, ideais para uma leitura final.

Como montar um discurso para a sua formatura

O professor paraninfo também deve falar. Ele é o escolhido para ceder o nome a turma que está se formando e será ele quem deverá entregar o canudo ao aluno. Como agradecimento, espera-se do paraninfo um discurso breve, porém, tocante, pois este é geralmente o mestre mais querido entre todos. Os paraninfos não têm o costume de levar o discurso escrito, preferem falar de acordo com a emoção do momento, mas alguns que queiram enriquecer os agradecimentos deixando uma mensagem de reflexão, recomenda-se que dêem uma olhada no site “O Pensador”, da Uol, e/ou “Mensagens com Amor”.

Quanto ao diretor, ou diretora, da escola, esse não tem muitos problemas com o discurso. Com raras exceções, os diretores preferem permanecer dentro do protocolo, apenas iniciando e encerrando as colações. As poucas palavras ditas trazem, de longe, o peso da experiência.

Lojas que você vai gostar
  • Claro
Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Produtos em que os outros estão interessados
Mostrar todos os produtos Educação e Aprendizagem ›