Hinos Evangelicos Antigos: Os melhores do Anos 60, 70

Hinos Evangelicos Antigos: Os melhores do Anos 60, 70 Galeria



Neste artigo vamos conhecer a origem e a história dos hinos evangélicos, mais conhecidos por música “gospel”, designação que usaremos no atrigo, ou “espirituais”, e ainda a sua ligação com outros tipos de música que derivaram do gospel.

Iremos também conhecer os seus mais famosos intérprtes e os grandes êxitos das décadas de 60 e de 70 do século XX, fazendo também referência a este tipo de música no Brasil, na mesma época.

A imagem mostra um coro de música gospel.

A MÚSICA GOSPEL

A palavra gospel é uma palavra inglesa, que provém do inglês arcaico “God-spell”, significando literalmente “a boa nova”, que é exatamente o significado da palavra de origem grega Evangelho.

A música gospel nasceu nos Estados Unidos da América, cantada pelos escravos negros nos finais do século XVII, ainda antes da independência deste país, tendo simultaneamente um cariz religioso e um cariz político, pela luta pela libertação dos escravos.

Essa música ficou conhecida como “espirituais negros”.

A história comercial da músical gospel começou com o compositor norte-americano Thomas Dorsey, que é considerado o “pai” da música gospel, com a célebre composição “There Will Peace in the Valley”.

Nos dias de hoje nas celebrações das cerimónias religiosas das igrejas evangélicas fazem-se ouvir os hinos evangélicos, cantados “a capella”, isto é, um canto sem acompanhamento musical.

A música gospel influenciou outros géneros de música que nasceram nos Estados Unidos da América, como a música “soul”, os “blues” e o “rhytm and blues” (R&B), a partir das décadas de 50 e de 60 do século XX, que são tradicionalmente géneros musicais afro-americanos.

No Brasil os hinos evangélicos conhecem hoje uma grande popularidade, que se começou a desenvolver a partir dos anos 80 e 90 do século passado

OS INTÉRPRTES E OS ÊXITOS DO GOSPEL NOS ANOS 60 E 70


Os mais famosos intérprtes da música gospel são norte-americanos, afro-americanos, e o grande impulso deste género musical foi dado nos anos 60 pela empresa gravadora Motown Records, ou a Tamla – Motown, nascida na cidade de Detroit no ano de 1959.

Os primeiros grandes êxitos da música gospel são os hinos “Go Down, Moses”, “Were You There”, “Swing Low, Sweet Chariot” e “Amazing Grace”, que foram cantadas por diversos intérprtes.

Os grandes intérprtes norte-americanos dos anos 60 e 70 do século passado, que também se notabilizaram nos estilos com ele aparentados, e os seus maiores êxitos são:

- Mahalia Jackson: Gods’s Gonna Separate The Wheat From The Tares; My Lord; God Shall Wipe All Tears Away; Let the Powrer of the Ghost Fall on Me.

- Bessie Smith.

- Aretha Franklin: Amazing Grace; Respect; You; I Say a Little Prayer.

- Solomon Burke: Cry to Me; Down in the Valley.

- Ray Charles: Hit the Road Jack; Cry Me a River; Georgia on My Mind.

- Otis Redding: (Sittin’ On) the Dock of the Bay.

- Gloria Jones: Come Go With Me e Share My Love.

- The Jackson Five, de que fez parte Michael Jackson.

- Dusty Springfield, nascida em Inglaterra, mas que fez a sua carreira nos Estados Unidos da América, e que era considerada “a voz branca mais negra da América”: Son of a Preacher Man

Também Elvis Presley, no início da sua carreira cantou música gospel, nos albuns Peace In The Valley, His Hand in Mine, How Great Thou Art e HE Touched Me.

No Brasil distinguiram-se, entre outros, Nelson Ned, Otoniel e Oziel (Palácio do meu Rei, Profecias, Casa de Jairo e Desejo Missionário), Sofia Cardoso (Vai Gedeões e Justo Galileu), Shirley Carvalhaes, Luiz de Cavalho (Divino Companheiro, Porque Ele Vive, Creio Em Ti", A Deus Toda a Glória e Grandioso És Tu), Feliciano Amaral (Confia em Deus, O Filho Pródigo, Grande é o Senhor, Sou de Jesus, O amor de Deus e Jesus Companheiro) e Cícero Nogueira (O Amor de Deus, Viver por Jesus, Como É Bom Ser Crente e Duas Vozes para Cristo)

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Produtos em que os outros estão interessados
Mostrar todos os produtos Música ›