Alimentos para ganhar massa muscular: feminina, magra

Alimentos para ganhar massa muscular: feminina, magra Galeria


Cada um dos músculos do corpo de um ser animal tem uma função definida e é imprescindível ao seu funcionamento. Os músculos são os responsáveis pelos movimentos do corpo, pela sua estabilização e ainda pela boa ou má circulação de substâncias pelo corpo, como por exemplo o sangue e os alimentos.

A importância da massa muscular

A protecção dos ossos e das articulações está assegurada pela massa muscular e o seu aumento pode melhorar o aspecto físico assim como permitir o exercício físico com menor esforço. O aumento da massa muscular e a redução da gordura variam de pessoa para pessoa, e cada corpo responde á dieta e ao exercício de forma diferente.

Os alimentos

Existem diversos alimentos que podem ajudar a ganhar massa muscular como os que vão ser mencionados a seguir:

• O ovo é um alimento com um valor biológico muito alto, com um grande valor proteico. A gema do ovo para além das proteínas que permitem a construção muscular, contêm também vitamina B12 que tem um papel essencial no controle dos níveis de gordura e favorece a contracção muscular. Os ovos não devem ser consumidos fritos mas, sim cozidos pois eles têm uma substância chamada colina que ajuda na eliminação da gordura nas artérias.
• O iogurte contém aminoácidos essências ao crescimento muscular. Cada 100 mililitros de iogurte fornece ao organismo 10% da necessidade proteica. Deve consumir iogurte com frutas pois estas aumentam os níveis de insulina que ajuda a que o organismo não perca proteínas após o exercício físico. Além disso tem cálcio na sua composição que é um mineral muito importante para a contracção muscular.
• O salmão é dotado de grandes quantidades de ómega 3 que dá uma boa ajuda na recuperação dos músculos e tem também grandes quantidades de proteínas. Três das refeições semanais devem ser á base deste peixe mas evite cozê-lo ou assá-lo a altas temperaturas.
• As carnes vermelhas têm grandes quantidades de creatina essencial para o crescimento muscular. Além disso são ricas em ferro, zinco, vitamina B12 e vitamina B3 responsáveis também por esse crescimento. O ideal é consumi-la duas vezes por semana.
• O azeite de oliva é uma gordura monoinsaturada com ômega 9 com efeito sobre as inflamações que possam provocar fraqueza muscular ou desgaste. Este deve ser usado diariamente nos cozinhados ou apenas para temperar.
• As amêndoas são muito importantes devido á presença de vitamina E que funciona como antioxidante e prevenindo os malefícios dos radicais livres depois do exercício físico. Dez amêndoas por dia são a quantidade diária ideal e devem ser comidas antes do almoço e antes do jantar pois estas têm o poder de acalmar a fome.
• A água faz parte da massa muscular em mais ao menos 80 por cento e uma redução causada pela transpiração ou por falta de ingestão prejudica a massa muscular. Isto porque quanto mais alto for o nível de desidratação mais difícil é a absorção da proteína responsável pelo crescimento da massa muscular. Esta é a razão porque deve beber muita água antes e depois dos treinos.
• A cafeína é também um alimento muito importante porque com as suas características ajuda a melhora o desempenho e a concentração para os exercícios. Dois cafés por dia é a quantidade ideal para qualquer pessoa que não sofra de doenças associadas.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
similares
Produtos em que os outros estão interessados
Ver todos en Preparo físico e nutrição ›