Seguro Desemprego Consulta: Valor, Saldo e Data de Pagamento On Line

Seguro Desemprego Consulta: Valor, Saldo e Data de Pagamento On Line Galeria

O Seguro Desemprego trata-se de um beneficio financeiro temporário, não inferior a um salário mínimo, dado ao trabalhador desempregado em virtude da dispensa sem justa causa, caso o trabalhador peça demissão, não terá direito ao benefício.

O trabalhador que é demitido, no ato de seu acerto de contas com a Empresa e somente depois de receber seu FGTS, poderá dar entrada na solicitação do benefício, para isso deverá estar em posse de um formulário próprio, fornecido pelo empregador, de duas vias com o “requerimento do Seguro-Desemprego”. Você pode requerer seu beneficio nas agências da CAIXA, na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) ou no SINE (Sistema Nacional de Emprego). É importante lembrar que além de levar o formulário preenchido é preciso estar munido de todos os documentos pessoais e fornecidos pela Empresa.

Seguro Desemprego - Documentos Necessários

Seguro Desemprego - Documentos Necessários

Para dar entrada no Seguro Desemprego, o funcionário demitido precisa estar em mãos dos seguintes documentos:
- Carteira Profissional (CTPS);
- Cartão do PIS/PASEP ou extrato atualizado;
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT);
- Comprovante de recebimento do FGTS;
- Documento Pessoal com foto

Seguro Desemprego - Prazo Para Requerer

Seguro Desemprego - Prazo Para Requerer

O trabalhador deverá requerer o beneficio dentro de um prazo de 07 (sete) a 120 (cento e vinte) dias a contar da data de demissão, desde que no ato da entrada deste requerimento, o trabalhador comprove que recebeu seus últimos seis salários consecutivos no mínimo, ou então ter trabalhado pelo menos seis meses nos últimos três anos, não estar recebendo nenhum benefício da Previdência Social de prestação; continuada, exceto auxílio acidente ou pensão de morte e não possuir renda própria para os seu sustento ou de seus familiares.
O valor do seguro se baseia no salario mensal do último vinculo empregatício onde a média é de 03 (três) meses e varia de R$ 622,00 a R$ 1.163,76 conforme a faixa salarial do trabalhador.
A quantidade de parcelas varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados nos últimos 36 meses anteriores à data da despensa da seguinte forma:
- De 6 a 11 meses: 3 parcelas;
- De 12 a 23 meses: 4 parcelas;
- De 24 a 36 meses: 5 parcelas.

Seguro Desemprego - Como Consultar Valor e Datas de Pagamentos

Para consultar o seu seguro desemprego basta acessar o site da CAIXA (www.caixa.gov.br) e procurar pelo link “seguro-desemprego”.
Pode-se consultar também por telefone, disponível também no site da caixa.
Ainda que as parcelas não tenham sido completamente entregues, o pagamento é suspenso assim que o trabalhador é admitido em um novo emprego. A partir daí, se dá inicio a uma nova contagem para aquisição do benefício, em caso de outra demissão.
Os pagamentos podem ser agendados nas agências da caixa ou até mesmo no poupatempo, e pode até ser recebido dependendo do valor até mesmo em casas lotéricas.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento