Atores famosos: anos 80, internacionais, de hollywood

Atores famosos: anos 80, internacionais, de hollywood Galeria

Lembra-se dos anos 80?
Foi uma das décadas mais marcantes para a cultura popular anglo-saxónica, tanto na música como, especialmente, no cinema. E Hollywood foi uma fonte de ícones, que marcaram uma geração, com vários títulos e papéis marcantes. Confira alguns desses nomes:

Matthew Broderick

"Ferris Bueler’s Day Off", de John Hughes é um dos filmes mais épicos dos anos 80. O filme catapultou Matthew Broderick para o topo de Hollywood (ele que já tinha feito o marcante "War Games"), na pele do rebelde Ferris Bueler, que lidera o seu melhor amigo e a namorada num inesquecível dia de aventuras.
Hoje em dia, Matthew Broderick mantém a cara de bebé, como se o tempo se recusasse a passar por ele, continuando a fazer filmes mais ou menos reconhecidos pela crítica e peças de teatro, além de estar casado com a também atriz de Hollywood, Sarah Jessica Parker.

Harrison Ford

Harrison Ford tem o nome inscrito no Guiness como o actor que participou no maior número dos filmes mais rentáveis da história. E foi nos anos 80 que ele participou da maior parte deles, fazendo dele um dos rostos da década.
Depois da participação na saga "Star Wars", de George Lucas, como Han Solo, Ford foi ainda o arqueólogo Indiana Jones, na quadrilogia de Steven Spielberg. Além disso, nos anos 80 estrelou também no clássico de Riddley Scott, "Blade Runner".
Só lhe faltou o Oscar, que continua a almejar, numa carreira recheada de êxitos de bilheteira e sucesso junto da crítica, que continua tão sólida quanto nos anos 80.

Don Johnson

Nos anos 80, Don Johnson e Philip Michael Thomas ditavam a moda, na série "Miami Vice". Mais do que uma série policial, era um produto televisivo que marcava as tendências da década, da moda à música.
Por isso, Don Johnson - mais ainda que Philip Michael Thomas - foi um dos símbolos cool da sua geração, com os seus ternos de cetim cor-de-rosa e azul bebé e os seus automóveis de alta cilindrada.
Atualmente, a sua carreira - depois de algum tempo de desaparecimento - ganhou algum reconhecimento, com a participação pontual em alguns títulos de sucesso.

John Cusack

Foi lançado verdadeiramente no cinema por John Hughes (que realizou "Ferris Bueler's Day Off"), com o filme Sixteen Candles. Nos anos 80, foi um dos rostos dos filmes de adolescentes, feelgood movies, que marcaram uma década.
Atualmente, continua a trabalhar em Hollywood, mas os seus filmes têm estado cada vez mais nivelados por baixos.

Corey Haim

Corey Haim foi um dos teen idols dos anos 80. Ao lado de Corey Feldman, com quem teve inclusive uma série televisiva, Haim estrelou em vários filmes juvenis, com destaque para "Goonies", que marcou a década.
Tal como outros teen actors, Corey Haim não conseguiu crescer dentro de Hollywood, perdendo trabalho à medida que foi envelhecendo. Em 2010, faleceu devido a uma combinação de problemas cardíacos e respiratórios. Na sessão dos Oscares desse ano, a Academia de Hollywood não lhe prestou homenagem no habitual segmento dedicado a atores falecidos no ano e os fãs não a perdoaram.

Rob Lowe

Rob Lowe era um dos nomes mais ressonantes do Brat Pack, grupo de atores que nos anos 80 dividiram o tempo entre Hollywood e as capas dos tablóides. Lowe ficou imortalizado no "The Outsiders", de Francis Ford Coppola, drama juvenil baseado na obra homónima de S.E. Hinton, que juntou muitos desses nomes.
Atualmente, Lowe continua a ser um ator muito requisitado, mas sem o sucesso e a grandiosidade da década de 80.

Bruce Willis

Bruce Willis foi um dos galãs dos anos 80, tanto na televisão como no cinema, principalmente depois de "A Gata eo Rato", ao lado de Cybil Shepard. Depois tornou-se um dos grandes action heros de Hollywood, muito graças à quadrilogia "Duro de Mater (Die Hard)", sendo o primeiro verdadeiramente inesquecível.
Atualmente, continua a ser um dos atores mais respeitados de Hollywood, dentro e fora das telas, mesmo depois do seu divórcio com a também atriz Demi Moore.

Sylvester Stallone

Claro que Sylvester Stallone não podia faltar nesta lista, já que foi nos anos 80 que se tornou no ícone que é hoje. Depois de "Rocky", em que foi apelidado de "o novo Marlon Brando", Sly ganhou estatuto de estrela de ação com os filmes restantes do seu famoso boxeador, assim como o seu John Rambo, bandeira da direira norte-americana.
Atualmente, a sua carreira cinematográfica teve novo fôlego, com os filmes "The Expendables".

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento