O Que é Detetive

detetive Galeria

Ser detetive é algo que passa uma ideia de glamour e elegância por causa de toda a imagem que a literatura e o cinema construiu em cima dessa profissão. Entenda o que é detetive a fundo, os diferentes tipos, como se tornar um e saiba o momento de contratar um de seus serviços, além dos motivos mais procurados para esse trabalho.

Acessando o site VivaStreet você pode encontrar os melhores profissionais da área. Confira.

O Que É Detetive

O Que É Detetive

Detetive é o nome que se dá a um profissional especializado na resolução de mistérios e pago para descobrir, confirmar ou negar fatos. É possível haver um detetive mais institucionalizado, como é o caso dos profissionais contratados por delegacias de polícias e que estão ali para resolver mistérios de crime, e o tipo particular, que qualquer pessoa pode contratar para desvendar algo que se tem suspeita.

A origem desse termo e ideia existe há anos. A sua popularidade veio com o sucesso da literatura do Sherlock Holmes, além do personagem Hercule Poirot, escrito por Agatha Christie. Atualmente, um dos detetives mais famosos é o James Bond. Mas eles não fazem sucesso apenas no cinema e literatura, também podem ser encontrados em séries televisivas, inclusive adolescentes, como Veronica Mars.

Como Se Tornar Um Detetive

Como Se Tornar Um Detetive

Para se tornar um detetive, seja particular ou forense, é necessário que se faça algum curso. Apesar da graduação não ser obrigatória nesse tipo de profissão, é inegável a importância de um curso técnico ou específico, pelo menos. Ele ajudará a saber de toda a ética da profissão e como proceder em situações mais polêmicas e imprevisíveis. Mas apesar da importância teórica dos cursos, o que diferenciará e formará um bom profissional é a experiência.

Nesses cursos são ensinadas os principais conceitos e noções de direito criminal, como fazer varredura eletrônica, algo muito importante hoje em dia, como usar fotografias em cada investigação, como fazer relatórios, técnicas para perseguição, entre outros.

Os campos de trabalho se dividem entre delegacias, agências ou de forma autônoma. Na forma autônoma, é possível fazer serviços para terceiros ou de forma direta com cada cliente.

Quando Contratar Um Detetive

Pesquisas indicam que a maioria dos casos de contratação desse profissional são problemas conjugais. Um cônjuge desconfia de traição por parte do parceiro e por isso contrata o serviço. Outro ramo popular é o das empresas. Diversas empresas costumam contratar esse profissional para investigarem e descobrirem fraudes em seu interior.

Apesar dessas serem as formas mais tradicionais e famosas de contratação, é possível contratar um serviço da área para qualquer outro motivo e objetivo. A tecnologia avançou tanto que hoje é possível contratar até mesmo um detetive virtual.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento