O Que é Incorporadora

O Que É Incorporadora Galeria

Uma incorporadora é um conceito muito comum no mundo imobiliário, mas que é facilmente confundido com outros conceitos ou não é de conhecimento pleno do público em geral. Aprenda o que é incorporadora, as suas funções e diferença entre construtoras e encontre livros sobre termos e assuntos relacionados à engrenharia na Saraiva.

O Que é uma Incorporadora?

Antes de entender o significado prático de uma incorporadora, é importante se ter conhecimento sobre o seu significado morfológico. A palavra incorporadora vem do verbo "incorporar" que nos traz a ideia de juntar ou reunir duas ou mais coisas em um só local; pegar vários elementos e transformar em um só.

Levando ao seu sentido prático, uma incorporadora, no mundo da construção civil, torna um terreno e um prédio uma só coisa. Nesse caso, o prédio construído será incorporado ao terreno original. O seu termo jurídico significa que uma incorporação imobiliária é o meio, seja ele físico ou jurídico, que constrói um edifício em um terreno. A empresa que promove todo esse processo é conhecida como incorporadora.

Diferença Entre Incorporadora e Construtora

Diferença Entre Incorporadora e Construtora

Entretanto, muitas pessoas confundem o conceito de incorporadora com o de construtora. Elas são duas coisas distintas. Entenda a sua diferença.

A construtora é algo que estamos mais familiarizados, algo que as famílias que desejam morar em um terremo em construção conseguem entrar em contato com mais facilidade. A construtora é apenas quem constrói o edifício e nada além disso. Na verdade, a construtora possui uma forte ligação com a incorporadora, pois é ela que a contrata para fazer o trabalho. Por ser uma contratada da incorporadora, as construtoras trabalham com menos riscos e com margens de lucros menores. Não cabe a uma construtora planejar, projetar, divulgar, financiar e nem vender o empreendimento construído.

Enquanto isso, a incorporadora entra como o meio de articulação do negócio do mundo imobiliário. Ela é responsável por identificar oportunidades, faz estudos para prever as melhores chances e caminhos a seguir e faz todos os projetos referentes à construção.

Trabalhos de uma Incorporadora

Entre as coisas principais que uma incorporadora faz é entrar e contato e contratar três entidades: a construtora, que fica responsável por toda a obra, o financiador, que é responsável pelo dinheiro empregado na obra - o financiador geralmente é um banco comercial - e consultorias de planejamento imobiliário. Essa última é responsável por oferecer dicas e conselhos para que o empreendimento seja feito da melhor forma e que tudo se enquadre dentro das tendências e leis do mercado. Em outras palavras, ele faz com que o empreendimento se torne um negócio bom e lucrativo.

Além disso, a incorporadora também é a responsável por adquirir serviços de profissionais de marketing, publicidade, propaganda, engenheiros e arquitetos, para que cada um exerça as suas funções e ajudem a construir algo seguro, bem propagado e rentável.

Por ser a entidade responsável pela contratação de todas as outras, a incorporadora é quem mais corre riscos ao iniciar um novo empreendimento. Todavia, no caso de sucesso, também é a que terá os maiores lucros. Todos os outros setores são apenas empregados da incorporadora, por isso, no caso de reclamações por partes do cliente, é para ela que se deve dirigir.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento