O Que é Psicoterapia

psicoterapia Galeria

A psicoterapia é algo cada vez mais comum nos dias atuais, sendo utilizada por adultos e crianças, casais e famílias, em grupo ou individual. A sua fama se deve ao seu alto índice de sucesso na resolução de problemas que pareciam insolúveis e na ajuda para uma vida mais agradável, leve e feliz. Entenda mais sobre esse método psicológico, quais são seus tipos e objetivos.

O Que É Psicoterapia?

A psicoterapia é o método para o tratamento de problemas psicológicos por um psicoterapeuta utilizando todo o seu conhecimento no campo das funções psicológicas. A psicoterapia pode ser individual ou de grupo, com a presença do profissional e um grupo de pessoas de quantidade a definir.

Esse método busca criar um clima de confiança e segurança entre o profissional e o analisado para que ele se sinta confortável para contar os seus problemas, o que lhe aflige e até a ajuda em algum acontecimento traumático recente, como a perda de um ente querido. A psicoterapia irá ajudar a pessoa de forma que ela consiga visualizar a sua vida através de um outro viés, de forma mais positiva, para que se sinta mais feliz e realizada.

Não existe um tempo ideal para a duração da psicoterapia. Isso depende do psicoterapeuta, os métodos utilizados (que pode ser psicanálise, cognitiva, comportamental etc), das especificações de cada paciente e o que ele busca. Algumas psicoterapias podem durar entre 3 a 6 meses, enquanto outras mais profundas podem durar anos. Não existe idade certa para o início dessa prática; a psicoterapia infantil é algo cada vez mais comum, assim como a de casal ou de família.

Objetivos da Psicoterapia

Objetivos da Psicoterapia

O principal objetivo desse método é facilitar a vida e fazer com que a pessoa entenda mais sobre si mesma, para que seja possível ver mais possibilidades e caminhos durante a vida, se aceite mais e, consequentemente, seja mais feliz. Quanto mais a pessoa se entende, menos ela precisará da ajuda profissional e ultrapassará problemas que anteriormente pareciam insolúveis. A psicoterapia ajuda a pessoa a descobrir os seus problemas e como resolvê-los.

As consultas individuais costumam ser mais fáceis para o paciente por não ter a presença de desconhecidos, pois dessa forma ele se sente mais confortável para compartilhar as suas dúvidas, anseios e problemas e cria um vínculo maior com o psicoterapeuta. Em consultas em grupo o grau de exposição é maior, mas também é bastante recomendado por possibilitar que o paciente perceba diversos outros tipos de problemas e situações, sejam elas semelhantes à sua ou totalmente diferentes.

Adquira Produtos Para Se Conhecer Melhor

Adquira Produtos Para Se Conhecer Melhor

A internet pode ser um grande aliado à psicoterapia na causa de ajudar problemas pessoais. Na loja virtual da Saraiva é possível encontrar imensos acervos de livros sobre o tema, sobre se conhecer melhor, se sentir bem e se aceitar que podem ser decisivos na melhora do sentimento que se tem sobre si mesmo.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento