Folclore Da Região Norte: Costumes Regionais

Folclore Da Região Norte: Costumes Regionais Galeria

O Brasil é um país com dimensões continentais, se em países menores a diversidade cultural já é grande, imagine em um país que caberiam diversos outros. Cada região do Brasil, tem suas peculiaridades e em cada região pode-se também encontrar várias formas de expressões de cultura diferentes. A região norte, que tem como estados Amazonas, Pará, Acre e outros é marcado pela Amazônia, a maior floresta tropical do mundo e por possuir uma grande diversidade cultural. As festa mais típicas da região são o Boi-Bumba, Marujada, Carimbó e a Ciranda.

Folclore da região Norte: Boi-Bumba

Folclore da região Norte: Boi-Bumba

Esta expressão cultural é caracterizado em forma de danças , reverenciando a alegria, os nativos da amazônia e sua maior festa é a famosa Festa Folclórica de Parintins, que é realizado desde 1913, ou seja, ano que vem a tradicional festa folclórica faz 100 anos de existência. Nessa festa se usam os instrumentos musicais maracá, pandeirão, tamborinho, tambor onça, tambor de fogo, zabumba. Os principais personagens da festa são o Amo, Pai Chico ou Mateus, Vaqueiro, índios e caboclos, cazumbá, mãe catirina ou catirina.

Folclore da região Norte: Marujada

No folclore da região Norte também existe a marujada, que é outra festa típica da região. A marujada é uma festa que se predomina também a expressão do folclore pela dança, mas nesta festa o predomínio é das mulheres que ficam também com a organização e realização do evento. Os homens nesta festa são somente coadjuvantes, tendo como principal função tocar instrumentos e acompanhar as mulheres nas danças. Os instrumentos usados nesta festa típica são a cuíca, os tambores grandes, tambores pequenos, violino, cavaquinho, viola, rebeca e pandeiros.

Folclore da região Norte: Carimbó

O carimbó é outra expressão folclórica típica da região norte, tem a origem indígena mas também recebeu outras influências, como a dos negros. Seu nome tem a origem de um dos instrumentos que são necessários para a sua realização que é o curimbó. Surgiu na ilha dos marájos, em belém e o nome Carimbó é de origem Tupi. Sua dança e seu ritmo influenciaram outros tipos de dança como o zouk e a lambada. Na forma tradicional, os instrumentos eram feitos com os troncos da árvore mas depois dos anos 60 e 70, começaram-se a adicionar outros instrumentos como guitarras e outros instrumentos elétricos, sofrendo assim influência de outros ritmos como a cúmbia e o merengue. Hoje também é comum se utilizarem saxofones, flautas e outros instrumentos de sopro nesta expressão folclórica, mas tradicionalmente só se utilizava os cúrimbos, divididos em altos e baixos

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento