Maquetes de Casas: como fazer passo a passo com isopor

Maquetes de Casas: como fazer passo a passo com isopor Galeria

As maquetes são a forma mais popular de demonstrar grandes construções, sejam elas rurais, urbanas ou até mesmo abstratas, em miniatura. Fora ou dentro de escala, as miniaturas mais construídas são as de casas. Sejam tanto para trabalhos escolares ou apresentações empresariais ou para artesanato, visando decorar festas de aniversários.

Base para Construir Maquetes de Casas de Isopor

Base para Construir Maquetes de Casas de Isopor

A base de uma maquete pode ser feita com os seguintes materiais: Uma folha de isopor, uma folha de Eucatex, um tampo de madeira, uma tampa de papelão grosso e firme, uma folha de papel cartão firme ou MDF.

Escolhido o material da base da sua maquete, será necessário um cortador de isopor (na falta do cortador de isopor, pode ser utilizado também um estilete, tesouras não são aconselhadas pois deixam as pontas estragadas, “comidas”) para começar a construção da sua casinha.

Passos para Construir Maquetes de Casas de Isopor

Passos para Construir Maquetes de Casas de Isopor

Para uma casinha básica serão necessários de 7 a 8 recortes. O primeiro deles deverá ser o maior, pois vai ser o piso (parte um) da sua casinha, portanto ele deve ter o tamanho total da sua construção. Os próximos recortes devem ser os das paredes da frente e do fundo (parte dois), com um formato triangular na ponta, que vai ser aonde o telhado irá encaixar. Recorte agora as laterais da casa (parte 3) com a altura máxima igual a da sua parede frontal, antes da formação triangular. Os recortes do telhado (parte 4) devem ser um pouco maiores que as laterais da casa, para cobrir todo o ambiente.

Agora que você já tem todos os recortes, você vai precisar de uma cola de isopor (colas quentes também podem ser utilizadas). Comece colando no piso as partes da frente e do fundo da sua casinha, depois que elas estiverem firmes, cole as partes laterais e as espere secar. Os recortes do telhado são encaixados por ultimo.

Vale lembrar que recortes para portas e janelas devem ser feitos antes de começar o processo de colagem. E para uma pintura mais adequada, pelo isopor ser um material com certo relevo e imperfeições, é necessário uma tinta mais grossa e um pincel fino com cerdas grossas.

Outros detalhes podem ser adicionados facilmente a sua casinha, com um pouco de criatividade, como floreiras para as janelas ou até mesmo luzes dentro da casa. Seguindo esses passos, é possível criar casas com ambientes internos e diversos cômodos, o artesanato é um trabalho que depende principalmente da imaginação de quem o está realizando.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento