Projeto de Intervenção Serviço Social

Projeto de Intervenção Serviço Social Galeria

Os problemas sociais em países como o Brasil são obscuros e preocupantes. Ouve-se muito sobre desigualdade social na televisão, de injustiça social nos jornais, e podemos julgar esses problemas como incapacidade do Estado ou como fatalidade.

Mas o fato é que julgar não resolve o sofrimento das pessoas envolvidas diretamente. E é isso que muitas instituições e grupos resolveram: tomam a iniciativa, e, se não corrigem, amenizam as disparidades sociais presentes nas comunidades através de Projeto de Intervenção Social.

Projeto de Intervenção Serviço Social: Conheça Mais

Projeto de Intervenção Serviço Social: Conheça Mais

Um Projeto de intervenção Social é levados à frente por instituições de ensino, forças armadas, empresas particulares ou por iniciativas pequenas, como grupo de estudantes. Esse tipo de grupo se multiplica a cada dia no Brasil, enxergando a demora da ajuda do governo e percebendo que a espera não funciona muito bem.

Adotar um nicho social ou uma comunidade pode ser uma tarefa árdua e muitas vezes perigosa, pela interferência direta na vida dessas pessoas e, algumas vezes, por acabar se tornando um obstáculo no controle de um determinado grupo sobre aquela parte da população.

Por isso, a iniciativa de um projeto de intervenção social deve ter, num primeiro momento, coragem. Claro que instituições maiores como as forças armadas conseguem ajudar um grupo maior e com maior eficiência, também porque acabam contando com o apoio de prefeituras na aquisição ou utilização de locais como escolas, pátios, ginásios ou centros sociais locais.

Mesmo assim, grupos de origem variada do seio da sociedade fundam a cada dia iniciativas novas, que, mesmo que não ajudem efetivamente na melhoria das condições de vida de uma comunidade, ao menos promovem atividades de inclusão e recreação para pessoas que não enxergavam qualquer perspectiva de vida, e pensavam que nada nem ninguém lhes estenderiam a mão. Iniciativas de sucesso como o projeto de intervenção social no Cras, o grupo Afroreggae, Projovem adolescente, entre outros, mostram que o trabalho árduo e a abdicação dessas pessoas está e continuará dando resultados extremamente positivos.

Projeto de Intervenção Serviço Social: como trabalhar

Trabalhar para um projeto como esse, não é nada fácil, mas com certeza trará uma satisfação e alegria àqueles que se dedicaram à causa, e os fará enxergar que os problemas da sua vida nunca foram tão reais como pareciam.

Participar na mudança de vida de pessoas que não tinham a menor esperança é uma experiência que altera a referência de felicidade e nos deixa mais conscientes do que temos que fazer. Se você se interessar por algum desses projetos, o meio mais fácil é através dos websites que divulgam os trabalhos e se informar sobre um projeto de intervenção serviço social pronto como o Afroreggae, Projeto Yam ou o Projeto Cras.

Os pequenos projetos da sua região também possuem seus meios de divulgação, e encontrá-los é a parte mais fácil da tarefa.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento