Gestão Escolar Democrática: sobre o projeto

Gestão Escolar Democrática: sobre o projeto Galeria

A Gestão escolar democrática surgiu em oposição ao modelo de gestão autoritária. Esta reformulação no ensino no Brasil veio junto com o processo de redemocratização do país, e este tipo de gestão tem como objetivo possibilitar a participação dos envolvidos no processo educativo, e também transparência em relação à política nas escolas.

A transformação de pensar na escola e na educação é necessária para acompanhar as mudanças do ambiente em que essa escola está inserida: a era da informação, internet, diferença entre classes e as exigências do mercado de trabalho.

O conceito de gestão escolar democrática

Com o fim da ditadura militar, além da reforma política, outras áreas da sociedade sofreram mudanças, e uma dessas áreas foi a educação. A escola tem o papel de formar indivíduos para que estes estejam aptos a viverem em uma sociedade, se a sociedade muda, a escola precisa mudar para atender essa nova demanda. Com a implantação de um regime democrático, foi preciso mudar também o modo como se pensava a educação e a escola, de forma a mudar o modo como se pensava a sociedade difundida na época da ditadura.

Em vista da necessidade de mudanças, a Constituição de 1988 trouxe uma nova regulamentação para o ensino, incluindo a ideia da gestão escolar democrática.

Este tipo de gestão seria idealmente participativa, transparente e democrática. A participação ocorreria por intermédio do Conselho Escolar, composto por membros da comunidade escolar, com a função de garantir a democracia dentro da instituição.

Além do Conselho, aparece a figura do diretor como o papel de gestor, que tem a função de fazer com que a comunidade participe das atividades e decisões referentes à escola, e ajudar a montar um projeto pedagógico que atenda as necessidades educacionais daquele grupo.

Princípios da gestão escolar democrática

Princípios da gestão escolar democrática

Existem três princípios que norteiam a gestão escolar democrática: a descentralização, a participação, e a transparência.

O conceito de descentralização se refere a uma organização escolar não hierarquizada, ou seja, as decisões, ou mesmo a elaboração do Plano de Ensino, o Projeto Político Pedagógico, entre outras ações devem ser feitos em colaboração.

O princípio de participação diz que todos aqueles que estão envolvidos com a escola, de alunos e responsáveis, até funcionários e professores devem ajudar na gestão da escola.

Por último o conceito de transparência, que significa que qualquer ação ou decisão relacionada à escola deve ser do conhecimento de todas as pessoas relacionadas à instituição.

É possível perceber que um princípio se apoia no outro, quando se tem uma comunidade participativa, em que todos estão envolvidos nos planos de ações, um sistema não hierárquico, é simples manter uma gestão transparente.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento
Cupons e descontos
  • Até 50% OFF com cartão Submarino + 10% pagamento à vista!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 09.09.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Submarino

    Aproveite Todo o Site com até 50% OFF + 10% em compras acima de R$ 299 pagos em 1x. Válido somente para compras com o Cartão Submarino.

  • Recomendado Tablets com até 30% OFF!
    Mostrar oferta

    Copiar código

    Válido até 05.09.2014 | Ver detalhes | Veja todos os cupons de desconto de Livraria Saraiva

    Aproveite esta super promoção de Tablets com até 30% de desconto. Clique no Link e confira.