Carta de Correção: de nota fiscal, eletronica

Carta de Correção: de nota fiscal, eletronica Galeria

Este artigo irá abordar a carta de correção de nota fiscal eletrônica. Primeiramente vamos entender para que exatamente serve este tipo de carta, a carta de correção é normalmente empregada na correção de erros ocorridos na hora de emitir o documento fiscal.

A seguir vamos entender as particularidades da carta mencionada e quais os sites podem servir de modelo na hora do preenchimento da mesma.

A carta de correção

A carta de correção como dita serve para corrigir erros ocorridos na emissão do documento fiscal, porém existem erros relacionados às variáveis do imposto que não podem ser corrigidos através deste tipo de carta tais como:

1.Base de cálculo

2.Quantidade

3.Valor da operação ou também conhecido como prestação

4.Diferença de preço

5.Alíquota

6.Dados cadastrais que reflitam nos dados cadastrais do remetente ou do destinatário.

7.E por fim não pode ser alterada da forma alguma a data de emissão ou de saída.

Os erros citados acima não poderão fazer do quadro de correções da carta de correção da nota fiscal eletrônica, ou seja, caso necessite corrigir algum dos itens acima deverá procurar o mais rápido possível o órgão competente, como: prefeituras municipais.

Cuidados com a carta de correção.

Cuidados com a carta de correção.

A carta de correção exige bastante cuidado na hora do preenchimento, então foram relacionados alguns pontos que merecem atenção, como: antes de enviar a carta certifique de que não contem correção dos erros citados acima, porque caso contrario ficará pendente, após rever os pontos principais, ou seja, os motivos assegure que a carta não contem erros gramaticais.

É importante resaltar que uma carta nova de correção irá imediatamente substituir a outra anteriormente enviada, então preste atenção nos dados, visto que irá perder os antigos dados quando a nova carta foi emitida.

Se por no momento de envio foram envidas duas cartas será considerada sempre a ultima carta enviada, e frisando que a ultima sempre anula a anterior.

Para enviar e obter mais informações sobre a carta deverá entrar no site da fazenda.

Lembrando que não existe uma versão impressa da carta, visto que, a mesma é enviada diretamente para Secretária da Fazenda (Sefaz).

Não é cobrada taxa alguma para o envio da carta e a mesma esta presente para assinantes do módulo de envio de Nota Fiscal Eletrônica, em hipótese alguma poderá ser adquirido de outra forma.

Hoje em dia o preenchimento da carta esta facilitado, devido a grande massa de informações, é possível tirar todas as suas duvidas através de sites confiáveis como o da fazenda, contabies.com e fórum contábil.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento