Gestão por Processos: como funciona

Gestão por Processos: como funciona Galeria

Para entendermos como funciona e o que é a Gestão por Processos, é necessário termos um conceito do que é um Processo?

Embora não seja necessária a realização de alguns processos organizacionais em numa sequência lógica e alguns processos não precisem ser sólidos ou serem definidos de forma cuidadosa; podemos definir processo como uma atividade - ou uma série de atividades - conduzido por uma sequência lógica, cujo objetivo é gerar uma relação de serviço, qualidade, custo e valor para o cliente ou para aquilo afete algum aspecto da produção da empresa.

Gestão por Processos Definição

Gestão por Processos Definição

Esta definição de processo deve ser aplicada em processos empresarias.

Com um conceito de processo empresarial definido, podemos concluir que - na imensa maioria das vezes - processos são atividades bem definidas que dão origem a bons resultados, sejam eles dimensionáveis ou não.

Mas afinal, como funciona a Gestão por Processos?

Para entendermos este funcionamento, vamos precisar definir os processos e os tipos de processos existentes; esta definição será importante para determinarmos como cada porcesso deverá ser gerenciados para obtermos de resultados positivos.

A gestão por processos nas empresas possuem, no mínimo, três pontos que a diferencia da tradicional gestão por funções:

- há o acréscimo de objetivos externos;

- capitação de recursos para gerar uma produção de uma atividade completa;

- a informação segue direto para o seu destinatário ou destino, sem receber filtro da hierarquia.

Por muito tempo, as empresas foram geridas através do estabelecimento de metas especificadas para cada uma das alas funcionais, porém, hoje, com a aplicação da gestão por processos, são definidas as metas para os processos essenciais, que ocasiona um nível de avaliação para o desempenho de cada processo dentro da empresa.

Podemos dizer então, que a gestão por processos é uma abordagem da moderna administração e é baseada nos elementos básicos dos processos: reuniões realizadas, decisões tomadas, tarefas executadas, metas alcançadas e resultados positivos gerados pelos processos, ou seja, é o que auxilia na parte administrativa.

Gestão por Processos pdf

Após o breve conceito sobre o tema, não é arriscado afirmar que este tipo de gestão - que busca a excelência no manuseio de recursos humanos dentro das empresas – será o grande desafio para os gerenciadores nas próximas décadas.

Porém é muito mais abrangente e para um estudo aprofundado sobre o tema assunto, é aconselhável buscar outros artigos, procurar livros ou pdf específico sobre o assunto e até o contato com profissionais capacitados que já utilizam isso na administração da empresa em que trabalham.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento