Arquitetos Famosos: no mundo e seus projetos

Arquitetos Famosos: no mundo e seus projetos Galeria

A Arquitetura, proveniente das palavras gregas “arkhé” e “tékhton”, que significam, respetivamente, “principal” e “construção”, se baseia na arte de projetar um edifício habitável para os seres humanos e consequentemente, torná-lo edificável. Esta atividade humana teve o seu início nos tempos primórdios, quando o Homem sentiu necessidade de construir algo para se proteger de animais predadores e de se abrigar das intempéries.

Você pode conferir, no texto que se segue abaixo, mais detalhes sobre a Arquitetura, os arquitetos famosos da atualidade do Brasil e as suas obras, assim como arquitetos que ficaram na História no mundo.

Arquitetura, arquitetos famosos e suas obras

Arquitetura, arquitetos famosos e suas obras

A Arquitetura tomou uma nova dimensão quando o Homem teve necessidade de conjugar o seu projeto de habitação ou outro tipo de edifício, como uma igreja ou um monumento, com a paisagem, com o espaço envolvente, assim como com as dimensões do terreno, envolvendo uma especial preocupação com o design do edifício, assim como do seu mobiliário, com a paisagem da cidade e com outros aspetos envolventes.

De um modo geral e resumido, a Arquitetura é todo o trabalho que envolve a escala da vida de um homem, quer seja manual ou urbana.

Um dos arquitetos famosos da atualidade do Brasil e no mundo, é sem dúvida Oscar Niemeyer Soares, nascido a 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, sendo o pioneiro na construção com concreto armado.

Niemeyer tinha uma enorme paixão pela Arquitetura e suas obras evidênciam isso.

As suas principais obras são Ministério da Educação e Saúde em 1936, a Obra do Berço em 1937, Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial de Nova Iorque em 1939, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha em 1940, a Sede das Nações Unidas a 1946, Parque do Ibirapuera e Edifício Copan, em São Paulo a 1951, Palácio da Alvorada em 1958, Palácio do Planalto e Edifício do Congresso Nacional em 1960, Casino do Funchal, na ilha da Madeira, em Portugal, a 1976, Terminal Rodoviário de Londrina a 1988 e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói em 1991.

Outros arquitetos famosos do Brasil, da atualidade, são Paulo Mendes da Rocha, considerado um dos melhores arquitetos e urbanistas brasileiros, sendo que as suas obras mais conhecidas serão o Museu de Arte Contemporânea da USP em 1975, Museu Brasileiro da Escultura em 1986 e a reforma do Centro Cultural da FIESP em 1998 e Ruy Ohtake, nascido a 27 de janeiro de 1938, em São Paulo, em que as suas principais obras são Ohtake Cultural, Hotel Unique, o Centro Cultural em Palmital, SP e o Renaissance São Paulo Hotel.

Curiosidade sobre os primeiros arquitetos famosos da História

Curiosidade sobre os primeiros arquitetos famosos da História

Ao longo do tempo foram surgindo inúmeros arquitetos famosos.

Na antiguidade tivemos um dos arquitetos famosos mais inovadores, Imohtep; na época do Renascimento, Leonardo da Vinci; no século XIX tivemos Alexandre Gustave Eiffel; e os nomes mais sonantes da atualidade, no mundo, foram Antoni Gaudí, Santiago Calatrava, Frank Lloyd Wright, Eduardo Souto de Moura e Siza Vieira.

Mais artigos como este
Discussão
blog comments powered by Disqus
Outros estão lendo no momento